Literalmente Fake News significa notícias falsas. Historicamente, diversas fake news foram disseminadas com determinados objetivos. Notícias falsas são notícias que aparentam ser verdadeiras e que em algum grau poderiam ser verdade, que remontam situações para tentar se mostrar confiáveis. Notícias falsas não são apenas aquelas extremamente irônicas, que têm o intuito de serem engraçadas e provocar o leitor. As notícias falsas atualmente buscam disseminar boatos e inverdades com informações que não estão 100% corretas sobre pessoas, partidos políticos, países, políticas públicas.
Por que as notícias falsas são feitas? Há diversos fatores para a criação de notícias falsas. Alguns deles são a descrença na imprensa e a utilização das fake news como um negócio, para atingir objetivos de interesse próprio. A Federação Internacional das Associações e Instituições de bibliotecária (IFLA) publicou dicas para ajudar as pessoas a identificarem notícias falas. Elas são: a) Considere a fonte da informação: tente entender sua missão e propósito olhando para outras publicações do site; b) Leia além do título: títulos chamam atenção, mas não contam a história completa; c) Cheque os autores: verifique se eles realmente existem e são confiáveis; d) Procure fontes de apoio: ache outras fontes que confirmem as notícias; e) Cheque a data da publicação: veja se a história ainda é relevante e está atualizada; f) Questione se é uma piada: o texto pode ser uma sátira; g) Revise seus preconceitos: seus ideais podem estar afetando seu julgamento; h) Consulte especialistas: procure uma confirmação de pessoas independentes com conhecimento; i) Em estudos sobre os motivos pelos quais são feitas as fake news, chegou-se ao seguinte resultado: j) os motivos podem ser um jornalismo mal-feito; paródias, provocações ou intenção de “pregar peças”; paixão; partidarismo; lucro; influência política e propaganda. Veja no quadro a seguir em quais tipos de fake news esses propósitos se encaixam.
Como veridicar se uma notícia é falsa? A Federação Internacional das Associações e Instituições de bibliotecária (IFLA) publicou dicas para ajudar as pessoas a identificarem notícias falas. Elas são: a) Considere a fonte da informação: tente entender sua missão e propósito olhando para outras publicações do site; b) Leia além do título: títulos chamam atenção, mas não contam a história completa; c) Cheque os autores: verifique se eles realmente existem e são confiáveis; d) Procure fontes de apoio: ache outras fontes que confirmem as notícias; e) Cheque a data da publicação: veja se a história ainda é relevante e está atualizada; f) Questione se é uma piada: o texto pode ser uma sátira; g) Revise seus preconceitos: seus ideais podem estar afetando seu julgamento; Consulte especialistas: procure uma confirmação de pessoas independentes com conhecimento.
Em época de campanha eleitoral devemos tomar muito cuidado com as falsas notícias. Elas tem o propósito de confundir e se não forem tomados os devidos cuidados pode inclusive interferir nos resultados das eleições. A dica está ai. Não repasse notícias que não tenha convicção de sua autenticidade.