25/07/2024 às 20h09min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h00min

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho alerta para realidade do Brasil: 603 mil acidentes e 2,7 mil mortes

Campanha de 2023 da OIT tem como lema: “Um apelo por ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis”

Aline Oliveira
Senac EAD
Freepik
O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho é comemorado em 27 de julho, com objetivo de alertar e conscientizar empregadores e empregados, sobre a necessidade de reduzir os números de casos ocorridos no ambiente laboral.

No último relatório da (OIT) Organização Internacional do Trabalho, o tema apresentado foi: “Um apelo por ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis”. Na ocasião, foram apresentados dados atualizados de óbitos, decorrentes de desastres ocorridos durante as atividades laborais.

Na região da Ásia e Pacífico foram contabilizados os maiores percentuais de mortalidade, 63% do total global. Os setores econômicos com maior ocorrência de acidentes são: agricultura, construção, silvicultura, pesca e indústria de transformação.

Enquanto isso, no Brasil, o INSS divulgou que foram registrados 603.825 mil acidentes, resultando em 2.694 mortes no ano de 2023. Vale destacar a análise feita pelo Smartlab, plataforma organizada pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a OIT, sobre as causas dos acidentes.

As principais causas dos acidentes acontecem: pelo não cumprimento das normas de segurança e saúde, falta de treinamentos eficientes, não utilização de EPIs e flexibilização das normas. Com esse entendimento, as duas partes, empregadores e empregados precisam agir em conjunto para reduzirem essas ocorrências.

No Senac EAD, os interessados em atuarem na área de Segurança do Trabalho tem opções como curso técnicos, de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu, para quem já atua no mercado. Atualize seus conhecimentos e colabore para a redução de acidentes no mercado de trabalho.


Sobre o Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.