18/08/2023 às 14h23min - Atualizada em 18/08/2023 às 14h23min

Bruno Peixoto recebe delegação chinesa na Alego

Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás
Agência de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás
Pautado pela relação harmônica e institucional com todos os órgãos, Poderes e instituições, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), recebeu na tarde da última quarta-feira, 17, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, juntamente com vice-governador, Daniel Vilela, e demais integrantes da comitiva chinesa. Durante a visita à sede do Poder Legislativo, a delegação asiática conheceu as dependências do Palácio Maguito Vilela, além de abordar temas relacionados à ampliação das parcerias comerciais entre o Estado e o País com o líder da Casa de Leis.

Destacando a importância da visita institucional realizada ao Parlamento estadual, o presidente da Alego ressaltou os resultados positivos do fortalecimento das relações comerciais entre Goiás e a China. "O nosso Estado é hoje referência para todo o Brasil em várias áreas, sobretudo, no campo econômico, e a ampliação das nossas relações com a China contribuirá ainda mais para que Goiás continue avançando, principalmente, no que tange à produção sustentável, energia e infraestrutura. E, claro, o Poder Legislativo dará todo o respaldo no que for necessário", disse Bruno Peixoto.

Da mesma forma, Daniel Vilela salientou que a presença da delegação chinesa em Goiás potencializa ainda mais a relação econômica entre o Estado e o gigante asiático. "A China é o nosso principal parceiro comercial, sendo responsável pela aquisição de 50% dos nossos produtos. Então nós estamos bem otimistas nesse sentido de avançarmos e aumentarmos a nossa relação comercial e, inclusive, o governador Ronaldo já anunciou que estará em uma missão na China em novembro e, sem dúvidas, teremos resultados ainda maiores, promissores e bastantes positivos", completou.

Falando em nome da delegação chinesa, o embaixador Zhu Qingqiao agradeceu a receptividade dos "amigos goianos" e reforçou as boas perspectivas relacionadas aos laços comerciais firmados com Goiás. "A relação entre a China e o Brasil já está bem desenvolvida, e Goiás sempre está à frente das cooperações. Nós temos novas e brilhantes oportunidades e certamente vamos conseguir expandir e aprofundar nossa parceria com o estado, especialmente no comércio de agronegócio, investimentos e energia", sublinhou.

Também participaram do encontro o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant'Anna Braga Filho; Secretário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Pedro Leonardo; chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Paula Coelho.

Encontro com Caiado


 

Antes da visita oficial à Assembleia Legislativa, o embaixador chinês foi recebido pelo governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas. Durante o encontro, que também contou a presença do presidente da Assembleia, o líder do Executivo anunciou a possibilidade de investimentos de três grandes empresas chinesas nos municípios de Itumbiara e Aparecida de Goiânia. "Quero buscar a experiência chinesa e desenvolver o nosso Estado. Precisamos avançar nos acordos internacionais e costurar espaços para o empresário goiano", afirmou Caiado.

A comitiva chinesa vai ficar em Goiás por três dias, conforme programação pensada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Secretaria Geral do Governo (SGG). Também estão previstas conversas com empresários e uma visita a um frigorífico de Inhumas. "Viemos ver com nossos próprios olhos o desenvolvimento goiano e como ele colabora com a economia chinesa. É do nosso desejo que a parceria beneficie os nossos povos", pontuou o embaixador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.