15/08/2023 às 18h13min - Atualizada em 16/08/2023 às 09h26min

Cuidado: Malware para roubo de credenciais bancárias persiste no Brasil

No Índice Global de Ameaças da Check Point Research de julho, embora o Remcos tenha subido rapidamente para o terceiro lugar, o Qbot manteve-se na liderança dos rankings global e do Brasil

Check Point Software
https://www.checkpoint.com/pt/
Imagem ilustrativa - Divulgação Check Point Software
A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software, publicou o Índice Global de Ameaças referente ao mês de julho de 2023. No mês passado, os pesquisadores verificaram que o malware Remcos passou para o terceiro lugar depois que os agentes de ameaças criaram sites falsos para disseminar downloaders maliciosos que carregavam este Remote Access Trojan (RAT). Enquanto isso, o cavalo de Troia bancário móvel Anubis derrubou o recém-chegado SpinOk do primeiro lugar na lista de malware móvel, e Educação/Pesquisa seguiu como o setor mais atacado no mundo.

O Remcos é um cavalo de Troia de acesso remoto (RAT) visto pela primeira vez em 2016 e é distribuído regularmente por meio de documentos ou de downloads maliciosos da Microsoft. Foi observado mais recentemente em uma campanha envolvendo o malware Fruity. O objetivo era atrair as vítimas para baixar o Fruity, pois ele acaba instalando diferentes RATs como o Remcos; e é conhecido por sua capacidade de obter acesso remoto ao sistema da vítima, roubar informações e credenciais confidenciais e realizar atividades maliciosas no computador do usuário.

"Esta época do ano é perfeita para os cibercriminosos. Embora muitos aproveitem a temporada de férias no hemisfério norte, as organizações precisam lidar com níveis reduzidos ou alterados de pessoal, o que pode afetar sua capacidade de monitorar ameaças e minimizar riscos", diz Maya Horowitz, vice-presidente de Pesquisa da Check Point Software Technologies. “A introdução de processos de segurança automatizados e consolidados pode ajudar as empresas a manterem boas práticas durante os períodos de férias, além de uma boa educação e conscientização do usuário.”

Roubo de credenciais recorrente e persistente

No entanto, a liderança das listas mensais de top malware global e do Brasil continua pertencendo ao cavalo de Troia multifuncional Qbot, o qual persiste como o malware mais prevalente no Brasil desde o final do ano passado. O malware Qbot, que rouba credenciais bancárias e digitação de teclado, é líder na lista nacional há oito meses seguidos e mantém o alto impacto nas organizações no Brasil com índices de 12,73% em julho, 14,74%  em junho,  de 13,94% em maio, 19,10% em abril, 21,63% em março, 19,84% em fevereiro,  16,44% em janeiro e de 16,58% em dezembro de 2022. São todos índices superiores aos do ranking mundial, os quais se mantêm praticamente o dobro em relação aos respectivos números globais.

Vale lembrar que o Qbot, que surgiu inicialmente em 2008 como um trojan bancário, passou por um desenvolvimento consistente, adquirindo funcionalidades adicionais com o objetivo de roubar senhas, e-mails e detalhes de cartão de crédito. É comumente propagado por e-mails de spam e emprega várias técnicas, como métodos Anti-Virtual Machines (anti-VM), anti-debug e anti-sandbox para impedir a análise e evitar a detecção. Atualmente, sua função principal é atuar como um carregador para outros malwares e estabelecer uma presença nas organizações visadas, servindo como um trampolim para os operadores de grupos de ransomware.

A equipe da CPR também revelou que a “Web Servers Malicious URL Directory Traversal” foi a vulnerabilidade global mais explorada em julho, impactando 49% das organizações em todo o mundo, seguida pela “Apache Log4j Remote Code Execution”  com 45% e pela “HTTP Headers Remote Code Execution”, com impacto global de 42% nas organizações.

A lista global completa das dez principais famílias de malware em julho de 2023 pode ser encontrada
no blog da Check Point Software.


Principais setores atacados no mundo e no Brasil

Quanto aos setores, em julho, Educação/Pesquisa permaneceu na liderança da lista como o setor mais atacado globalmente, seguido por Governo/Militar e Saúde. Estes setores se mantêm nessas posições há três meses consecutivos.

1.Educação/Pesquisa
2.Governo/Militar
3.Saúde

No Brasil, os três setores no ranking nacional mais visados por ciberataques em julho foram:

1.Utilities
2.Transportes
3.SI/VAR/Distribuidores

Os principais malwares de julho no Brasil

Em julho, o ranking de ameaças do Brasil manteve como principal malware o Qbot, pelo oitavo mês consecutivo na liderança, com impacto de 12,73%, um índice que continua sendo mais que o dobro do impacto global (5,34%). Em segundo lugar, o Fakeupdates apontou impacto de 3,03%; enquanto o Emotet voltou para o terceiro lugar com impacto de 2,42%. O Remcos não aparece no Top 10 da lista mensal brasileira.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.