13/08/2020 às 12h55min - Atualizada em 13/08/2020 às 12h52min

LIDANDO COM A DEPRESSÃO

DEPRESSÃO NÃO É UM SINAL DE FRAQUEZA

Andréia  Lima  R Gondim

Andréia Lima R Gondim

Psicóloga CRP /GO @psicoandreialima

PSICOLOGIA ACESSÍVEL
Segundo a OMS (organizaçaõ mundial de saúde), a depressão é a doençã mais impactante do mundo.Afeta as nossas emoções, as funções do corpo e a forma como pensamos e como sentimos. Contudo ter depressão não é estar triste ou infeliz esporadicamente. É normal e saudável sentirmos tristeza ao longo da nossa vida. A depressão é nos sentirmos tristes, mas de uma forma muito mais profunda, por um longo período de tempo. De um modo que interfere no funcionamento diário e autonomia e que impede de desfrutar das coisas das quais costumávamos gostar.
 Veja alguns exemplos de como as  pessoas com depressão podem apresentar emoções intensas e sentimentos negativos, sinais e sintomas como:

– Tristeza;
– Fadiga;
– Alterações de sono;
– Perda de interesse na atividade sexual;
– Baixa auto-estima;
– Ideação suicida;
– Ansiedade e irritabilidade;
– Perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis;
– Alteração do apetite e peso;
– Sentimentos de desesperança, pessimismo, culpa e inutilidade;
– Isolamento social;
– Dificuldade de concentração e de tomada de decisões.

 O tratamento pode ser a longo prazo é o processo um pouco doloroso.Pode ser realizado por meio de tratamento medicamentoso aliado com psicoterapia, onde algumas das abordagens mais comuns são: terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia psicodinâmica.

Terapia cognitivo-comportamental

A sua eficácia já foi comprovada no tratamento da depressão. Baseia-se em um tipo de “espiral descendente” em que pensamentos não úteis levam a sentimentos negativos que levam a comportamentos negativos.Nesta terapia, o paciente e terapeuta trabalham ativamente em conjunto, aprendendo um com o outro.

Psicoterapia psicodinâmica

Tem por base os conhecimentos da psicanálise, assente em pressupostos semelhantes sobre as causas das perturbações psiquiátricas, estas são o resultado de problemas emocionais do subconsciente.Este tipo de psicanalise irá lidar primeiramente com conflitos internos e com os relacionamentos do paciente. O tratamento é realizado com contato visual e na posição sentada e a abordagem do terapeuta pode ir de passiva a participativa.

Há evidências científicas que apontam outras modalidades de atividades físicas capazes de melhorar os sintomas da depressão, como ioga, exercícios aeróbicos e exercícios cardio --- também conhecido como treinamento cardiovascular, ele pode ser definido como qualquer exercício físico que aumenta a frequência cardíaca, como por exemplo,corrida, ciclismo e natação.


 
Link
Leia Também »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.