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07/01/2021 às 15h58min - Atualizada em 07/01/2021 às 15h35min

JANEIRO BRANCO

https://www.vittude.com/blog/saude-mental/
    Janeiro Branco é uma  campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo! Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
    Para cuidar de nossa saúde mental, precisamos compreender que não há nada de errado em voltar o olhar para si mesmo de vez em quando. Nossas mentes e corpos são ferramentas vitais para o nosso funcionamento. Então, é natural cuidar deles para termos uma vida feliz e com mais qualidade.
Quando você estiver imerso naquele projeto longo do trabalho ou em um problema familiar difícil, lembre-se de parar para respirar por alguns instantes. Se quiser dar uma volta para clarear os pensamentos, tudo bem. É possível voltar à pendência mais tarde, quando estiver pronto.

DICAS PARA MELHORAR A SAÚDE MENTAL:

1. Encontre a felicidade além das redes sociais

 
    Sua vida não está toda nas telinhas, mas, sim, na realidade. Abandone as redes sociais por alguns minutos de seu dia para descansar a mente. Não passe horas no Instagram maravilhoso daquela pessoa que você acredita estar muito feliz. Procure encontrar a sua felicidade também. De acordo com uma pesquisa realizada pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, e do Movimento de Saúde Jovem, o compartilhamento excessivo de fotos no Instagram influencia negativamente a autoimagem, prejudica o sono e aumento o medo de não estar vivendo tudo o que a vida tem para oferecer.
Reserve um tempo em sua agenda semanal para desconectar das redes sociais. Deixe o celular longe, em outro cômodo, e foque em coisas que realmente importam para você.

2.  Pratique exercícios com frequência

    A prática de exercícios físicos estimula a liberação do hormônio da felicidade – a dopamina – em nosso corpo. Além disso, atividades físicas também podem agir como pequenos períodos de refúgio de nossa vida caótica. Quando nos exercitamos, nos focamos em nossos movimentos e respiração. Ou acabamos fazendo o movimento errado. Não sobra tempo para pensar nos problemas do dia a dia. A yoga, por exemplo, é uma atividade física que retoma a atenção para o momento da prática.

3. Consulte um psicólogo 

    Em meio ao turbilhão de obrigações, o psicólogo pode nos ajudar a organizar nossas vidas e administrar nossas emoções. Com o acompanhamento psicológico, descobrimos detalhes sobre nossa personalidade e porque somos do jeito que somos. Dessa forma, podemos melhorar o nosso desempenho profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver o amor-próprio, entre muitos outros benefícios para a saúde emocional.
Assim que você perceber que algo não está certo, que você não se sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudá-lo a encontrar as causas para o seu desconforto. Não hesite, pois é mais fácil fazer um tratamento eficaz logo no início.




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Andréia  Lima  R Gondim

Andréia Lima R Gondim

Psicóloga CRP /GO @psicoandreialima

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