24/08/2023 às 14h44min - Atualizada em 24/08/2023 às 14h44min

Mudança simbólica da capital marca 294 anos de história da cidade de Santa Cruz

Cerimônia teve presença do prefeito, Ângelo Natal da Paz, do Governador Ronaldo Caiado, Presidente da Alego, Deputado Bruno Peixoto, parlamentares, prefeitos, vereadores e lideranças de cidades vizinhas

Sdnews
Sdnews

Na manhã desta quinta-feira, 24 de agosto, foi realizada a transferência simbólica da capital do Estado de Goiás para a Cidade de Santa Cruz de Goiás, em comemoração aos 294 anos daquele município. O ato ocorre desde 2017 — em 2020 e 2021 o evento ficou suspenso por conta da Covid-19, retornando em 2022 em comemoração aos 293 anos. As atividades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário foram instaladas de forma simbólica na cidade.

Localizada a 125 km de Goiânia, vizinha dos municípios de Palmelo, Pires do Rio e Cristianópolis, Santa Cruz de Goiás comemora 294 anos no próximo dia 27 de agosto. Durante os anos de 1839 a 1870, a cidade foi a sede do Governo durante o período de recuperação da antiga capital goiana, Vila Boa, hoje cidade de Goiás, após uma enchente de grandes proporções.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB), e o deputado Jamil Calife (PP) representaram o Parlamento estadual no evento.

O deputado estadual Jamil Calife enfatizou a valorização da história. "É de grande importância, mas a maior qualidade de um governante tem que ser a coragem e nós, de Santa Cruz, agradecemos o que o senhor fez e faz por nossa cidade. Santa Cruz é grande por sua história e somos felizes por isso," disse o parlamentar.

A deputada federal Flávia Morais (PDT) esteve presente e parabenizou a cidade. "Minha gratidão a toda população, e me coloco sempre à disposição da população de Santa Cruz de Goiás".

Em seu pronunciamento, Ronaldo Caiado afirmou que Goiás é um dos estados que mais crescem no País, graças às riquezas naturais e culturais e, também, ao povo. Ele destacou a comunidade do município que está sendo homenageado: "As pessoas devem ter orgulho de dizer de onde elas são, e tenho certeza que todos têm orgulho de dizer 'eu sou de Santa Cruz de Goiás'".

Caiado disse que não somente ele, mas todos os secretários, prefeitos e vereadores trabalham para que o Estado e os municípios cresçam cada dia mais. "Muito obrigado a todos vocês que me ajudaram a tornar Goiás um dos melhores estados do nosso País", completou.

O prefeito de Santa Cruz de Goiás, Ângelo Natal da Paz (UB), agradeceu a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e de todas as autoridades presentes e falou da importância de a cidade ser capital do Estado de Goiás, mesmo que por pouco tempo. "Como filho desta terra, tão amada no nosso Estado, sou muito feliz em trabalhar para melhorar a nossa cidade de Santa Cruz de Goiás. Muito obrigado, governador, por todo o apoio."

À reportagem, Ângelo Natal da Paz, disse que é uma data importante, e que a programação de aniversário seguirá até o próximo domingo, 27/8.

"Hoje é um dia muito importante para nossa cidade, Santa Cruz está completando 294 anos e tem essa transferência simbólica que faz parte do aniversário. Na sexta teremos a feirinha, no sábado tem o torneio de truco, e no domingo, encerrando as comemorações, teremos um almoço com churrasco e opções de lazer para as crianças", adiantou o prefeito Ângelo da Paz.

Arrecadação e emendas parlamentares

O prefeito Ângelo Natal da Paz ainda falou de um problema enfrentado por muitos municípios, que é a queda na arrecadação. O gestor tem buscado equilibrar receitas e despesas com apoio de emendas parlamentares para continuar entregando obras e serviços.

"Estamos enfrentando dificuldades com esses repasses, e com apoio dos deputados federais: Flávia Moraes, Glaustin da Fokus, e outros, estamos conseguindo cumprir com as obrigações, sempre caminhando juntos e trabalhando por Santa Cruz", colocou o gestor.

Segundo Ângelo, o município recebeu recentemente uma emenda no valor de R$ 1 milhão, destinada pela Deputada Flávia Morais. "Flávia é uma Deputada Federal parceira, e os recursos destinados por ela foram investidos na aquisição de uma pá mecânica, calçamento, custeio da saúde, reforma de moradias, entre outras áreas", listou.

Além das emendas destinadas pela Deputada Flávia Morais, o prefeito Ângelo da Paz citou a parceria com Glaustin da Fokus, que garantiu a construção da casa de velório no Distrito de Rio do Peixe, e dos deputados Professor Alcides e José Mário.

"Todos esses recursos estão sendo investidos na reforma e ampliação do hospital, reforma de salas e banheiros na escolinha do CMEI e também no início das obras da nova secretaria de educação, que será iniciada este ano, todos para melhorar a vida da nossa comunidade", encerrou.

O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, vereadores e secretários municipais das cidades vizinhas, além do juiz de direito de Santa Cruz de Goiás, Nivaldo Mendes.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.