25/08/2023 às 14h46min - Atualizada em 25/08/2023 às 14h46min

Município de Anhanguera pode receber título de capital do limão

Por iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB) foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a propositura nº 1560/23, cujo objetivo é conceder ao município de Anhanguera o título de Capital do Limão Tahiti do Estado de Goiás.

Comunicação ALEGO
Redes Sociais

Por iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB) foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a propositura nº 1560/23, cujo objetivo é conceder ao município de Anhanguera o título de Capital do Limão Tahiti do Estado de Goiás.

Ruas de Anhanguera

Ruas de Anhanguera

Para justificar a matéria, Sebba aponta que a concessão do título propiciará ao município a se posicionar no mercado e expandir as possibilidades de desenvolvimento social, cultural e econômico, além de atribuir uma identidade econômica, estimular o turismo local e geração de renda. Anhanguera fica a 295 km de distância de Goiânia, no extremo sudoeste do Estado (divisa com Minas Gerais) e tem cerca de 1 mil habitantes. Trata-se do menor municípo de Goiás e um dos menores do Brasil. 

Gustavo Sebba destaca que a cultura do limão tahiti é considerada uma das mais rentáveis em todo o país, sobretudo pela capacidade de adaptação às condições do clima e temperatura do Estado, com crescimento e floração contínuas e colheitas ao longo de todo o ano. O texto aponta, ainda, a importância do fruto para a economia.
 

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, no ano de 2022, os limões e limas foram a terceira fruta mais exportada pelo Brasil em receita. Em volume, o total exportado pelo Brasil mais que dobrou de 2012 para 2022, totalizando pouco mais de 156,25 mil toneladas. “É um comércio bastante relevante e de suma importância, por sua escala de produção e de comercialização”, aponta Sebba.

A matéria foi encaminhada a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego, onde será distribuída para análise e relatoria.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.