09/02/2019 às 16h07min - Atualizada em 09/02/2019 às 16h07min

SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE DE GOIÁS VISITOU BARRAGENS DAS MINERADORAS DE CATALÃO E OUVIDOR

Comunicação SECIMA
Reprodução
Foto: Comunicação SECIMA/Reprodução

A secretária de Meio Ambiente de Goiás, Andréa Vulcanis, esteve na última quinta-feira, (07/02), nos municípios de Catalão e Ouvidor, sudeste de Goiás, para conhecer as barragens da região. Ela foi acompanhada por equipes da Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar. No dia de campo, a secretária fez visitas técnicas às barragens de rejeitos de mineração.

Uma equipe da CMOC International Brasil/NioBras, empresa mineradora responsável pela extração de nióbio e fosfato, recebeu a comitiva e falou sobre as barragens, protocolos de segurança, instrumentos de monitoramento online e apresentaram a equipe de segurança do local. Após a explanação, os representantes da CMOC mostraram in loco o trabalho realizado em cada barragem, como é feita estocagem dos rejeitos de mineração e reaproveitamento de água para circulação.
 

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, as visitas às barragens demonstram que a atividade de mineração é extremamente complexa, cada caso é um caso e não é possível aplicar uma regra uniforme que se adapte a todos.

Foto: Comunicação SECIMA/Reprodução

Para ela, as estruturas do Estado precisam se profissionalizar e a segurança das barragens deve ser feita na prática pelo empreendedor, com manutenção, critério, responsabilidade e a incorporação de uma visão de que não é mais possível privatizar os lucros e socializar os danos ambientais e socias. “Até que essa visão chegue aos nossos empresários, é preciso fiscalizar com muito rigor técnico essa estruturas”, disse Vulcanis.

 

Escrito por: Redação/Comunicação SECIMA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.