MENU

01/07/2019 às 17h39min - Atualizada em 02/07/2019 às 08h57min

Com produção de 114 milhões de metros cúbicos/dia e alta de 85%, mercado de gás investe em tecnologia para suportar expansão

No segmento, GLP se destaca como um dos pilares da matriz energética brasileira, e distribuidoras dão foco a soluções que facilitem a gestão e o crescimento.

DINO


O Brasil produz, em média, 114 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ainda conforme a entidade, só no período 2010 - 2017, a disponibilidade do produto no país aumentou em 85%.

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), chamado gás de cozinha, se destaca neste mercado, sendo um dos principais componentes da matriz energética brasileira e chegando, via distribuidoras, a 100% do território nacional para abastecimento de 95% dos domicílios, também de acordo com dados da ANP.

Números que demonstram a abrangência e fôlego deste segmento, que tem nas redes de distribuidores e pontos-de-venda uma de suas mais expressivas frentes de concentração de renda e geração de empregos, com o índice de vagas diretas geradas passando da casa de meio milhão.

Uma expansão que tem alicerces na gestão, o que, para alguns players, é sinônimo de embasamento tecnológico.

Caso da Basegás, empresa com sede em Concórdia-SC que é representante oficial Supergasbrás e atua na distribuição e entrega de gás em toda região Oeste de Santa Catarina, atendendo a residências, indústrias, restaurantes e empresas em geral de 32 cidades.

Recentemente, a companhia migrou seu sistema de gestão, o Totvs Winthor, do fabricante Totvs, para a nuvem da 2CLOUD, empresa especializada em soluções de cloud computing.

Com isso, toda a infraestrutura da distribuidora, que antes ficava hospedada em data center próprio, passou para o formato em nuvem, o que, segundo a empresa, tornou mais ágil, seguro e efetivo o acesso de todas as suas unidades aos sistemas gerenciais.

"Antes, com o servidor localizado na matriz, a questão da performance do sistema nas pontas e a segurança do banco de dados pesavam muito", conta Thiago Patzlaff, CEO da Basegás. "Desde que migramos para a nuvem da 2CLOUD, obtivemos uma grande melhoria nestes dois quesitos, além da questão da mobilidade a agilidade, tanto no acesso ao ERP, que hoje pode ser realizado a partir de qualquer lugar via navegador, via dispositivo móvel, quanto na implantação do sistema em novas bases, o que vai muito em linha com nossa estratégia de ampliar a operação nos próximos anos", completa.

Para o CEO, a ida para a nuvem só trouxe ganhos para o processo de crescimento da empresa, que hoje tem 9 bases de atendimento, 8 delas no Oeste catarinense e 1 no município de Blumenau.

O gestor comemora a experiência satisfatória na decisão de mudar de um servidor físico local para um servidor em nuvem. "Desde o início do projeto, sempre fomos muito bem atendidos. Os profissionais da 2CLOUD sempre se colocaram à disposição para atender às demandas, nos auxiliaram ao longo de todo o processo. Só temos elogios a fazer", acrescenta Patzlaff.

A Basegás optou por contratar a ferramenta App On Cloud. "Essa solução permite que os usuários acessem o Totvs Winthor diretamente no navegador, sem VPN’s, sem acesso remoto, sem burocracia", afirma Gabriel Goltz, CEO da 2CLOUD.

O App On Cloud é indicado para emular softwares tradicionais e dar ao usuário a liberdade de trabalhar em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, bastando ter um navegador instalado. "Esta solução é homologada para inúmeros ERP’s de mercado", reitera, Goltz.

Ávida por expansão não apenas na gestão e atendimento, mas também na tecnologia que dá base ao crescimento da companhia, a Basegás investe, ainda, em outras frentes. Hoje, a empresa trabalha no desenvolvimento de um sistema que funciona via tablet para atender demandas da equipe comercial.

A 2CLOUD é referência em computação em nuvem para ambientes de missão crítica no Brasil. Com data centers próprios e também gerenciando nuvens públicas (AWS, Azure, entre outras), a companhia conta com equipe especializada para clientes de todos os segmentos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.