11/03/2019 às 16h44min - Atualizada em 12/03/2019 às 21h25min

Bons resultados não garantem seu emprego

Braulio Lalau de Carvalho (*)
 
Pensando na sua carreira, como você se imagina daqui a cinco anos? Já parou para pensar sobre quais habilidades precisa ter para alcançar essa posição? Se a resposta for não, é melhor você se apressar. O mercado de trabalho está bastante exigente, mas a boa notícia é que existem meios de conseguir se destacar.
 
Suponhamos que você seja um profissional reconhecido por ter foco em resultados. Isso é ótimo e você deve se esforçar para manter essa percepção nas pessoas. Mas, só isso não basta para manter o seu emprego. Hoje, a empresa espera que você, por exemplo, mantenha um bom relacionamento com os colegas, lide bem com pressão, procure entender o outro antes de impor a sua verdade e demonstre proatividade entregando sempre mais e melhor.
 
Caso esteja nos seus planos assumir um cargo de gestão, as exigências aumentam. Você precisa perder o medo de delegar – se o seu caso é ser centralizador –, verificar se tem conseguido se comunicar com clareza, tomar decisões pensando de maneira estratégica e considerando o todo da situação, vista a camisa da empresa e colabore para a criação de um ambiente em que as pessoas tenham prazer de trabalhar como um time.
 
Não estou dizendo que você precisa ser bom em tudo, mas que busque ser mais completo. Pois, quando focamos toda a nossa energia em ser muito bons em apenas uma coisa, a tendência é sentir medo quando nos vemos obrigados a enfrentar um novo desafio. E isso não é bom. Já ouviu aquela frase que diz que “devemos respeitar o medo, mas sem deixar que ele nos paralise”? É bem por aí.
 
Minha sugestão é que você faça exercícios diários contra essas possíveis travas. Comece listando as qualificações que tem e as que precisa aprimorar ou adquirir. Então, estabeleça prioridades, considerando o que é mais valorizado dentro do seu momento de carreira e de onde deseja chegar. Você vai ver que para adquirir algumas habilidades será necessário participar de cursos ou pedir a ajuda de profissionais. Porém, é possível desenvolver outras habilidades no dia a dia, por si só.
 
Se você é gestor, além de adotar essa prática, estimule sua equipe a fazer o mesmo. Comece propondo novos desafios de tempos em tempos, aumente a complexidade aos poucos e dê feedback sempre!
 
 
(*) Braulio Lalau de Carvalho é CEO da Orbitall, empresa do Grupo Stefanini
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.