06/09/2017 às 10h41min - Atualizada em 14/09/2017 às 22h35min

Não é papo de infância: meninas se desenvolvem mais rápido

Durante a infância, é comum ouvir que as meninas se desenvolvem mais rapidamente que os meninos. Apesar dessa afirmação corriqueira ser feita de forma especulativa, a biologia e a ciência confirmam. De acordo com a pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Natacha Sakai, o início da puberdade costuma ser antes nas garotas.
 
Esse processo tem início entre os 8 e 13 anos nas meninas, já nos meninos, entre 9 e 14 anos. A pediatra afirma que o desenvolvimento de ambos os sexos não ocorre somente por um fator e recebe diferentes influências.
 
“A puberdade é multifatorial e pode ser influenciada por diversos componentes, como genéticos, psicológicos, metabólicos, nutricionais, por presença de doenças crônicas, entre outros”, ressalta a especialista.
 
Uma das alterações mais perceptíveis é a física. Natacha Sakai esclarece que nas garotas o desenvolvimento é iniciado com o aparecimento do broto mamário, conjuntamente com a evolução do útero. Além disso, há uma aceleração da velocidade de crescimento, alteração da distribuição da gordura corporal, aumento de pelos e da oleosidade da pele, culminando com a primeira menstruação.
 
Mas não só as mudanças físicas ocorrem primeiro nas meninas. A pediatra ressalta que, simultaneamente a esse processo de alteração no corpo, há também o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social.

Apesar desta constatação biológica, interferências externas podem contribuir ou complicar esta fase da vida para ambos os sexos, assim como os fatores elencados pela especialista.
 
“Alimentação saudável e equilibrada, atividade física, apoio psicológico, prevenção de acidentes e do uso de drogas são alguns exemplos de medidas de suporte aos adolescentes”, finaliza Natacha Sakai.
 
 
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
 
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.
 
 
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
________________________________ 
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3604 / 3093-3636
Isabel Lopes – isabel.lopes@tree.inf.br
Rhayssa Nascimento – rhayssa.nascimento@tree.inf.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.