10/03/2022 às 05h58min - Atualizada em 10/03/2022 às 05h58min

Goiás dispensará obrigatoriedade de máscara em ambiente aberto a partir de segunda-feira

Uma crescente cobertura vacinal e um índice de internações e óbitos diminuindo também são apontados como fatores a serem considerados pelo médico infectologista Marcelo Daher

Saúde - GO
Reprodução

Com um baixo risco de contaminação pelo vírus da Covid-19 em ambientes abertos, a desobrigação do uso das máscaras é uma realidade possível em Goiás, aponta o médico infectologista Marcelo Daher. O anúncio de que estado dispensará o uso obrigatório de máscaras em locais abertos foi realizado pelo secretário de Estado de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, nesta quarta-feira, 9. De acordo com Daher, a flexibilização também é viável uma vez que o cenário epidemiológico deste ano é diferente de 2021. “Com a Cobertura vacinal aumentando, índice de internação e óbitos diminuindo e um cenário diferente do que se via ano passado”, disse. A medida será aplicada a partir da próxima segunda-feira, 14.

A medida será aplicável somente para os municípios goianos que já apresentam uma cobertura vacinal acima de 75%, informou também o representante da SES-GO. Ao Jornal Opção, o secretário Ismael já havia confirmado a possibilidade da desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos a partir das próximas semanas. Ele ainda explica que a realização deste processo vai ser feita de forma gradativa, uma vez que a maioria das pessoas já têm algum nível de imunização. Seja pelo imunizante ou em contato com o vírus.

Para o Marcelo Daher, é necessário prudência neste momento. “É preciso liberar, primeiramente, o uso de máscaras em ambientes externos. Depois, avaliar como vai ser a resposta. Por fim, analisar a liberação de maneira total. Isso é o mais prudente e o mais recomendado”, explica o infectologista. O médico ainda exemplifica esta questão ao lembrar que, na Inglaterra, os casos voltaram a crescer a partir do momento em que houve a dispensa do uso de máscaras em todos os espaços no país. “É importante olhar o que está acontecendo lá fora como possível espelho do que pode acontecer aqui dentro também”, completa.

Atualmente, um total de 5.607.936 de primeira doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no estado de Goiás. Em relação à segunda dose e a dose única, o número de pessoas com imunizante é de 4.823.559. Por fim, 1.567.561 de pessoas receberam o reforço. Já para as crianças de 5 a 11 anos, a porcentagem é de 31,28%. Os dados são referentes as informações divulgadas pela Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), atualizadas no dia 8 de março.

Pelo menos 7 estados e o DF já flexibilizaram o uso de máscaras. Nesta quarta-feira, 9, o estado de São Paulo liberou o não uso das máscaras em locais abertos, como ruas, praças e parques. Já nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso a desobrigação do uso da medida de contenção da disseminação do coronavírus passa a valer em locais abertos e fechados. Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Acre também já aboliram máscaras em locais ao ar livre. No Distrito Federal, o não uso desta medida em locais abertos está permitido desde a última sexta-feira, 4.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.