19/07/2017 às 11h53min - Atualizada em 20/07/2017 às 10h59min

Doenças de inverno: cuidados simples são fundamentais para evitar epidemia

 Alergias, resfriados e infecções respiratórias, como pneumonia, bronquite e rinite, são as doenças mais comuns no inverno. Segundo a clínica-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, o motivo desse aumento é a queda nas temperaturas, aliado à baixa umidade do ar. No entanto, é possível diminuir as chances de ser acometido por um destes problemas com simples cuidados.

“É fundamental a hidratação do corpo e das mucosas nasais com soro fisiológico e a limpeza das mãos com álcool gel, água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar os olhos, boca e nariz”, alerta a especialista.

De acordo com Ligia Brito, lugares fechados e com grande quantidade de pessoas, como shoppings centers, supermercados e transportes públicos, são muitas vezes os grandes vilões para a saúde. Isso porque esses locais facilitam a transmissão de doenças respiratórias, como a gripe, podendo se agravar quando o indivíduo está com baixa imunidade com chances reais de desenvolver uma pneumonia.

Ao considerado grupo de risco – crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas -, a médica aconselha ainda mais atenção para contaminação em casos de gripe e resfriado. “Além dos cuidados diários, também é preciso realizar a imunização contra a gripe e pneumonia, que no Brasil ainda é a maior causa de óbitos entre os idosos”, reforça a clínica-geral.

Outra sugestão da médica é o consumo de frutas, vegetais e legumes ricos em vitamina C, que melhoram a imunidade deixando o organismo mais apto para combater as bactérias e vírus do inverno.
 
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.
 
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
________________________________ 
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3604 / 3093-3636
Isabel Lopes – [email protected]
Rhayssa Nascimento – [email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.