26/07/2017 às 09h14min - Atualizada em 26/07/2017 às 09h14min

Ética uma palavra entendida e pouco praticada!

hajj Hamzah - Hajj Hamzah
Hajj Hamzah
Como seria mais fácil viver, com ética ou sem?
Segundo definição ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
Eu posso afirmar para vocês, que viver com ética é muito mais fácil. Sabe por que? Somente às pessoas éticas tem amigos, uma pessoa não ética tem apenas cúmplices e uma vida sem amizades é uma vida sem o menor sentido! Essa ideia foi formatada por um filósofo que escreveu um livro aos 18 anos chamado Discurso da Servidão Voluntária - Seu nome Etienne de La Boétie!
Uma vida sem amigos verdadeiros é por si só uma vida vazia! Embora nos relacionamos com milhares de pessoas durante à nossa existência conquistamos pouquíssimos amigos de verdade. Mas, ainda assim vale a pena, e sem eles à nossa existência não faz o menor sentido.
E só os bons tem amigos! Os maus são desconfiados e vislumbram em cada pessoa um delator premiado. Sabe por que? Porque eles conhecem as sementes que semeiam e sabem exatamente o que vão colher.
Eu fico imaginando que mente privilegiada tinha Etienne de La Boétie! Ele morreu aos 33 anos em 1563 e suas palavras continuam tão atuais e seus pensamentos ainda refletem uma realidade inconteste.
Entre muitos pontos importantes e relevantes do Discurso em si,ressalta-se:
_ O poder que um só homem exerce sobre os outros é ilegítimo.
_ A preferência pela república em detrimento da monarquia.
_ As crenças religiosas são frequentemente usadas pelas monarquias para manter o povo sob sujeição e jugo.
_ Etienne de La Boétie afirma no Discurso a liberdade e a igualdade de todos os homens na dimensão política.
_ Evidencia, pela primeira vez na história, a força da opinião pública.
_ Repele todas as formas de demagogia.
_ Incursionando pioneiramente pelo que mais tarde ficará conhecido como psicologia de massas, informa da irracionalidade da servidão, desde o título provocativo da Obra, indicada como uma espécie de vício, de doença coletiva.
Segundo o Professor Leandro Karnal, se você quiser comprovar quais amizades lhes são sinceras, reúna qualquer dia desse um grupo de "amigos" em sua casa, e fale para eles do seu sucesso. Não fale nunca de fracassos, porque fracassos sempre nós trás aliados e cúmplices. Por exemplo se falar que está com uma doença grave, com certeza receberá centenas de manifestações carinhosas. Até parentes que afastaram de você darão as caras para lhe abraçar, ou . até mesmo para planejar o que o tempo que lhe resta e o que vai fazer com a herança, caso você seja abastado. Pelo contrário, diga, estou vivendo a melhor fase da minha vida! Nunca ganhei tanto dinheiro! O amor está derramando aqui em casa! Meus filhos são um sucesso! E olhe para a cara das pessoas!!!
Apenas o amigo irá se emocionar e sentir alegria na alma pelo seu sucesso. Esse é um teste infalível! Os demais vai torcer o nariz e dizer ao pé do ouvido: "Nossa como está metido! Será mesmo que é tudo isso? É capaz de estar em algum esquema! É isso ai pessoas. A vida é assim. As pessoas não toleram o sucesso alheio! Apenas os verdadeiros amigos. O Professor Leandro Karnal conta em uma de suas palestras que tem uma inimiga daquelas que lhe abraça que diz para ele " Nossa Leandro, você faz tanta palestras pelo Brasil , escreve tantos livros, isso passa viu?"
Não pensa que é diferente com você. Ocupe alguma posição na vida e verá o que eu estou dizendo.
Eu graças a Deus aprendi muitas coisas com muitas pessoas dentre elas Etienne de La Boétie! Que abominava as pessoas sem éticas e também os tiranos. Guardem dele essas dicas:
 
"Assim são os tiranos: quanto mais eles roubam, saqueiam, exigem, quanto mais arruínam e destroem, quanto mais se lhes der e mais serviços se lhes prestarem, mais eles se fortalecem e se robustecem até aniquilarem e destruírem tudo. Se nada se lhes der, se não se lhe obedecer, eles, sem ser preciso luta ou combate, acabarão por ficar nus, pobres e sem nada; da mesma forma que a raiz, sem umidade e alimento, se torna ramo seco e morto.".
Em fim ética é isso, ter regras predeterminadas, praticar o Lícito e combater o Ilícito!
A paz esteja convosco.
Link
Leia Também »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.