MENU

11/05/2017 às 08h41min - Atualizada em 11/05/2017 às 08h41min

Minha Mãe não Trabalha!

Hélia P. de Souza
Hajj Hamzah - Hajj Hamzah
Quantas vezes você já ouviu, ou até mesmo usou dessa expressão? 

Era uma vez, uma mulher, que perdeu seu nome de registro civil, ou de batismo, em fim, passou a intitular-se mãe!
Sendo mãe tornou-se uma pessoa essencialmente chata. A maior cobradora da paróquia: faça isso, faça aquilo!
Veja como é o dia dela: o relógio desperta à 05 horas da manhã, ela pula da cama e começa a batalha.
- Vamos acordar pessoal! Corre liga a água para o café, ou ascende o fogão de lenha... Esquenta o leite, quando tem!
- Vamos crianças vestem o uniforme, escovam os dentes, penteiem os cabelos, tira essa caca do nariz menino, menina tira essa remela do olho! Nessa altura o Pai, o único que trabalha na casa, já está saindo do banho, gritando: onde esta a toalha, traga minha roupa, não quero usar essa cueca hoje, anda depressa eu estou atrasado! 
Então coa o café, serve a mesa, vamos pessoal olha a hora! Comam o pão, escovem os dentes. Pronto o marido correu para o trabalho e os filhos para escola.
- Dai ela tira a mesa, lava a louça. Arruma as camas, varre a casa, passa pano, limpa os banheiros, tira o pó dos móveis. Lá fora alguém grita , bom dia dona Maria! Opa diz ela, é o verdureiro e o leiteiro. Atende a porta guarda a verdura, coloca o leite para ferver...Terminou corre às compras, passa no banco paga as contas de água e luz e já volta correndo para casa para fazer o almoço. Logo chega o marido e as crianças, loucos de fome, o marido reclamando do transito do patrão, do colega de trabalho, os filhos beliscando uns aos outros e ela mais uma vez tem que intervir. " Fica quieto menino não empurre a sua irmã. Vamos comer direito verdura e legumes são bons para saúde!
- Segunda etapa tira a mesa do almoço, lava louças, limpa cozinha, A cachorra grita no quintal, corre ela lá, leva água, ração, dá um abraço na cadela...
- Então é hora de ajudar a turma nas tarefas de escola, dá remédio, conselho, chineladas, afinal ela é a maior das chatas. E ainda escuta, essa mulher podia tanto arrumar um trabalho, isso ser bom para todos. 
Mas ela não se entrega, logo banha todo mundo, dá jantar, arruma a cozinha do jantar, coloca todo mundo para escovar os dentes, seleciona os programas de TV que podem ver, coloca todo mundo na cama, então senta no sofá exausta para ver seu programa de TV, parece que tudo está tranquilo, bem, só parece, chegou o marido mais tarde que de costume, fendendo bebida alcoólica, reclama da comida, as vezes ainda grita para todo quarteirão ouvir: "Diabo dessa mulher fica o dia inteiro a toa em casa e não faz um jantar que presta"! Mas ela não desiste! Levanta vai lá frita um ovo, faz um bife novo, arrisca um diálogo, mesmo sabendo que pode levar um empurrão ou mesmo um tapa... E ainda sobra um tempinho para fazer amor, e até mais um filho para o ano que vem!
Dai ela vê um caderno do filho que cursa a 7a Série jogado no sofá, então resolve abrir para dar uma olhada nas tarefas e se depara com uma página que contém os dados pessoais do filho: seu nome completo, data de nascimento, local, profissão do pai, mecânico , profissão da mãe: não faz nada, só fica em casa!
Ela então, toma banho, reza, olha cama por cama para ver se todos estão dormindo e cobertos e se recolhe, afinal, o relógio já está quase despertando para o dia seguinte.
É assim também que você enxerga uma mulher do lar? Espero que não! Porque os maridos apenas constroem as casas, mas elas, constroem os lares.

Meu ósculo de respeito e reconhecimento no coração de cada mamãe do mundo! E não precisa esperar o "segundo domingo de maio" para fazer isso. O ideal é todo o dia.

A paz esteja convosco. (Baseado no texto de Hélia P. de Souza).

 
Link
Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.