25/05/2018 às 19h10min - Atualizada em 04/06/2018 às 21h50min

Como congelar de forma correta os alimentos do freezer?

O processo de congelamento de um alimento, se for feito de forma correta, faz com que eles durem mais e percam poucos nutrientes. Uma das melhores formas de efetuar essa tarefa é utilizando uma geladeira duplex, que tem mais espaço do que um refrigerador individual. Esses modelos geralmente vêm com um congelador na parte de cima; embaixo, fica a geladeira para refrigeração de outros tipos de alimentos.

Se você tiver uma vida atribulada, pode ser que não haja tempo para cozinhar todos os dias. Com isso, muito provavelmente tenha que recorrer ao congelamento do que já foi preparado. Para conservar melhor os nutrientes, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados. Dessa forma, você não corre o risco da comida estragar e ter que ser jogada fora. Cozinhar sua própria refeição, inclusive, é bem mais saudável do que comprar alimentos já congelados.

Fique atento à forma de armazenar os alimentos. Você precisa ter à sua disposição vasilhas e recipientes para armazenar as porções de forma correta. Se a comida já tiver sido consumida, não a coloque no congelador. Esse processo só vai aumentar a proliferação de bactérias, e o que você quer é congelar os alimentos com segurança para que não estraguem e para que você não adquira nenhum problema de saúde. Por este motivo, também é importante congelar em porções pequenas, ideais para o consumo de pessoas na casa.

Outra dica é sempre observar a data de validade. Não é porque o alimento é congelado que ele durará eternamente. Pratos já prontos duram de 15 a 30 dias, por exemplo. Já frutas e hortaliças podem ficar no congelador de 1 a 3 meses. Alguns alimentos, como maionese, verduras cruas, gelatinas e claras em neve, não ficam bons após o descongelamento. Portanto, não os coloque no congelador.

Como existem vários tipos de alimentos, o modo de congelá-los também é diferente. No caso de hortaliças, deve ser aplicado o processo de branqueamento, que consiste em lavar e colocar em água fervente e, logo em seguida, levá-las à água fria. Depois, basta secar e embalar. Esse processo ajuda a combater a proliferação de bactérias.

No caso das frutas, elas devem ser lavadas e depois devem ser retirados os caroços. Após esse processo, você pode colocar as quantidades que serão consumidas em um recipiente. Esse procedimento só é necessário caso a fruta seja utilizada na preparação de algum prato ou sobremesa. Caso sejam consumidas de forma natural, não vale a pena congelar.

As carnes devem ser armazenadas sem as partes que não forem comestíveis. A quantidade armazenada deve ser igual à quantidade consumida, para não ocupar espaço desnecessário no congelador. Já os pratos já prontos devem ter pouco tempero, já que o congelamento acentua essa característica. Para as embalagens, prefira as com selagem a vácuo. Se não houver essa possibilidade, utilize sacos com fechamento hermético.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.