09/03/2018 às 16h34min - Atualizada em 12/03/2018 às 21h42min

Editora Peirópolis lança livro de referência para educadores sobre a música indígena com apoio de Natura Musical pelo PROAC do Governo do Estado de São Paulo

CANTOS DA FLORESTA
Iniciação ao universo musical indígena
MAGDA PUCCI E BERENICE DE ALMEIDA
 
Livro-CD com conteúdo digital complementar
336 páginas – 250 fotos coloridas
105 reais
ISBN 978-85- 7596-455- 2
Disponível em ePub (ISBN 978-85- 7596-456- 9) e KF8 (ISBN 978-85- 7596-457- 6)
1a edição, 2017
Clique em www.cantosdafloresta.com.br para ouvir as músicas e acessar 100 propostas de atividades.
Apoio: Natura Musical e PROAC
 
Cantos da Floresta – Iniciação ao universo musical indígena (336 páginas com fotos coloridas e CD encartado, 105 reais), de Magda Pucci e Berenice de Almeida, é o primeiro livro sobre músicas indígenas dirigido a professores, educadores musicais e interessados no universo indígena brasileiro.
Trata-se de conteúdo transmídia, que engloba o livro impresso acompanhado de CD com 27 áudios originais, e um site com atividades de contextualização, jogos, brincadeiras, escuta sensibilizadora, dinâmicas didáticas envolvendo as músicas dos povos indígenas a partir de seu complexo sistema cultural, que inclui aspectos materiais e imateriais da cultura tradicional. O protagonismo indígena, bastante forte nos dias de hoje, também é abordado como forma de testemunho da vivacidade dessas culturas, sempre em transformação.
Fartamente ilustrado com imagens de vários fotógrafos, etnógrafos – algumas históricas, outras inéditas – o livro apresenta informações relevantes sobre os Krenak, Paiter Surui, Kambeba, Kaingang, Guarani, Ikolen Gavião, Yudjá,  Xavante e povos do Rio Negro e seus aspectos musicais. Com a colaboração de consultores indígenas e de especialistas, as autoras nos conduzem a reflexões sobre o grande desconhecimento da sociedade brasileira em relação aos povos indígenas do Brasil.
Como diz no prefácio a educadora musical Teca Alencar de Brito, “é um convite para mergulhar em outras águas, em outros rios; para escutar sonoridades singulares, de lugares distintos; para abrir olhos, ouvidos e todos os sentidos”! Enfim, para chegar mais perto da cultura indígena e, assim, mais do que aprender, buscar apreender, escutar, respeitar e curtir a riqueza cultural com a qual o trabalho nos brinda”. Ou, como lembra Ailton Krenak, trata-se de “um presente para quem tem olhos e ouvidos, indispensável a todas as nossas escolas, espalhadas pelo Brasil”.
 
 
 
COMENTÁRIOS DOS PREFACIADORES
 “Um material de grande valor, que certamente contribuirá para a transformação de consciências, valendo-nos de valores como respeito e cooperação. Ao buscar a singularidade nos planos da diversidade, o trabalho é um tratado generoso, colocando-nos em contato com vários povos, suas músicas, costumes e tradições – sempre em movimento! – e sinalizando a importância da escuta, da aproximação, do efetivo conhecer, enfim.”
 
Teca Alencar de Brito, educadora musical, professora e pesquisadora no CMU-ECA –USP e criadora da Teca Oficina de Música
 
“Este Cantos da floresta é um presente para quem tem olhos e ouvidos. Vem carregado de novas leituras de um grande acervo de informações sobre a diversidade cultural de uma parte representativa de nossos povos. Um livro para alegrar a floresta!”
Ailton Krenak, Líder indígena, ambientalista e escritor
 
 
AS AUTORAS
Magda Pucci é musicista (arranjadora, compositora e intérprete), além de pesquisadora da música de vários povos há mais de vinte anos. É graduada em Regência pela ECA-USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e doutora em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, na Holanda. Dirige e produz o Mawaca, grupo que  recria músicas de diferentes tradições do mundo, tendo já realizado turnês na Espanha, Alemanha, China, Portugal, Bolívia, Grécia e França. Produziu seis CDs e quatro DVDs do Mawaca, além de CDs de outros artistas. Foi diretora musical da Orquestra Mediterrânea, junto a Carlinhos Antunes e Lívio Tragtemberg, projeto do Sesc que envolveu 21 músicos de países mediterrâneos e gerou um CD e um DVD, Desenvolveu vários projetos no Terceiro Setor, como Meninos do Morumbi, Ação Comunitária, Grupo de Refugiados no
Sesc Carmo, entre outros. É coordenadora do espaço cultural Estúdio Mawaca, além de ministrar palestras, oficinas e cursos de músicas do mundo e de cultura indígena brasileira em várias instituições. É professora nos cursos de pós-graduação em Educação Musical da Faculdade Santa Marcelina e da Unipar e professora convidada no Instituto Singularidades.
É coautora com Heloisa Prieto dos livros De todos os cantos do mundo (Cia. das Letrinhas, 2008) e Contos Musicais (Leya, 2014). 
 
Berenice de Almeida é educadora musical e pianista há mais de 30 anos. Licenciada em Música, é mestre em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Desenvolveu, por 26 anos, um trabalho de iniciação musical e iniciação ao piano com crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC-SP). Foi parecerista na elaboração do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil na área de Música (MEC, 2000) e administrou o grupo La Voz de los Niños, atividade acadêmica do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem, 2012). Publicou diversos livros na área da educação musical, como Música para crianças: possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (Melhoramentos, 2014). Em parceria com Gabriel Levy, escreveu cinco livros do professor da coleção ‘O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada’ (Melhoramentos, 2010) e dois livros da coleção ‘Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada’ (Melhoramentos, 2012). É supervisora pedagógica do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, professora na Pós-Graduação do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e ministra palestras, oficinas e cursos de cultura indígena e de formação musical para professores em escolas e diversas instituições.
 
Juntas, elas escreveram Outras terras, outros sons (Callis, 2003),  A grande pedra (Formato, 2015) e A floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil (Peirópolis, 2015).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.