01/03/2018 às 08h58min - Atualizada em 10/03/2018 às 17h08min

Cirurgias plásticas, criolipólise, botox, entre diversos outros procedimentos: existe uma fórmula secreta para o corpo perfeito?

A realização do sonho pelo corpo ideal vem aumentando a busca por diferentes tratamentos, conforme apontou o último Censo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). De acordo com a entidade, nos últimos dois anos a procura por intervenções não cirúrgicas aumentou 390%; já as operações com fins reconstrutores subiram 23%, e as cirurgias com fins estéticos 8%. No mundo, segundo a organização Aesthetic Surgery & Cosmetic Dermatology (IMCAS), este setor cresceu 8% e chegou a movimentar 8,6 bilhões de Euros em 2017. Como vemos, a aposta nestes procedimentos para a conquista da perfeição é grande. Mas afinal, existe uma fórmula secreta? 
O cirurgião plástico Newton Roldão, proprietário da clínica médica que leva seu nome, explica que, diferentemente de alguns modismos espalhados principalmente via mídias sociais, não existe um tratamento único e milagroso, mas sim diversas opções que devem ser analisadas junto a um especialista que possa orientar qual o melhor procedimento de acordo com as necessidades do paciente.
“Hoje o lema é segurança. Há um consenso entre os cirurgiões que o procedimento ideal não é sempre o que a paciente deseja, mas sim o que pode e deve ser feito, respeitando regras que garantem a saúde. Não se admite aumentar o risco de uma cirurgia plástica para satisfazer um desejo inadequado tanto da paciente como do médico. Neste contexto, as regras de pré e pós-operatório devem ser cumpridas ao pé da letra sob pena de resultados insatisfatórios ou riscos inaceitáveis”, diz.
Atualmente podem-se simplificar as principais queixas das pessoas que procuram os consultórios em duas categorias: contorno corporal e segmento facial. No primeiro grupo estão as cirurgias de lipoaspiração, mamoplastia, abdominoplastia e nos membros superiores e inferiores. No segundo, as correções nas pálpebras, face, nariz, queixo e orelhas. “Aqui na clínica as mais procuradas são, em primeiro lugar, a lipoaspiração e, em segundo, lugar as próteses de mamas. Em relação aos tratamentos não invasivos, o maior número de atendimentos é voltado para a realização de Coolsculpting [também conhecido como criolipólise]”, contextualiza.
De acordo com Newton Roldão, toda cirurgia tem seu risco, mesmo para pessoas com saúde perfeita. A maior contra indicação de uma plástica estética é o perfil psicológico do paciente. “Cabe ao cirurgião ou mesmo à psicóloga da equipe médica determinar se o equilíbrio emocional do paciente permite a cirurgia e que ele entenda as próprias responsabilidades e seu comportamento frente a eventuais complicações”.
Para atingir o corpo perfeito é necessária uma mudança radical de comportamento. Os procedimentos, sejam eles invasivos ou não, trazem efeitos maravilhosos desde que acompanhados por hábitos saudáveis e boa alimentação. “A conquista do resultado esperado não é só de responsabilidade do médico, mas principalmente do paciente. E isso deve ser discutido exaustivamente em consultório”, conclui.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.