06/07/2017 às 11h33min - Atualizada em 15/07/2017 às 10h46min

Projeto NeuroSaber promove aula gratuita sobre o autismo e a inclusão escolar

Visando disseminar conhecimento e colaborar com os educadores que atuam com alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) , o projeto NeuroSaber vai realizar, no dia 6 de julho, uma especial aula sobre os “cinco passos para a inclusão escolar no TEA”. Totalmente online e gratuita, o curso será ministrado pela psicopedagoga Dra. Dayse Serra. Para participar, basta se inscrever por meio do link: http://neurosaber.eplaces.com.br/5-passos-para-inclusao-escolar-do-tea
 
Segundo a especialista, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um assunto complexo e que necessita de uma análise individualizada das especificidades de cada aluno. A professora afirma que algumas características do TEA envolvem dificuldades de se socializar, atraso de linguagem, além de comportamentos que dificultam a aprendizagem e a convivência com seus pares.
 
- Essas particularidades tornam a inclusão escolar um desafio. São fatores que prejudicam o autista no desenvolvimento e na evolução nas esferas social e acadêmica - relata.
 
No entanto, Dayse Serra reforça que a instituição de ensino deve estar preparada para as mais diversas situações e perfis de crianças com autismo, adaptando o currículo escolar observando as necessidades de cada aluno. “É importante adotar, por exemplo, materiais didáticos que permitam criar vínculo da criança com a sala de aula e com as propostas de estimulação”.
 
- Também é essencial a pessoa com TEA ter um profissional de apoio, pois uma das maiores dificuldades é condicioná-la a começar e terminar atividades e tarefas com significado e finalidade - comenta.
 
A especialista diz também que muitas crianças com TEA possuem alterações nas percepções e podem ter sensibilidade auditiva, tátil, visual, dentre outras. “Por esse motivo, é tão importante identificar fatores que causam estresse, com o objetivo de permitir certo conforto para que a criança continue frequentando a escola sem maiores contratempos”.
 
Sobre a Neuro Saber
O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.
 
Serviço:
Projeto NeuroSaber
Cinco passos para a inclusão escolar no TEA
Aula com a psicopedagoga Dra. Dayse Serra
Data: 6 de julho
Gratuita e online

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.