14/06/2017 às 07h46min - Atualizada em 14/06/2017 às 07h46min

Nós não somos, nós estamos!

Aprendizados
Hajj Hamzah - Hajj Hamzah
Hajj Hamzah
Muitos de nós confundimos à situção de estarmos exercendo uma função, ou uma situação, com o que somos realmente. Quem sou eu? O que eu sou? Qualquer resposta que eu der a esse questionamento poderei no mínimo estar cometendo um lapso de existênca ou de consciência cósmica.  Como diria o poeta,"Nada é tão duradouro que me permite dizer eu sou".O que me define realmente é como estou neste momento, uma vez que não tenho ingerência sobre o milésimo de segundo que segue. Posso por exemplo dormir como gestor da maior nação do mundo e sequer acordar para o dia seguinte. É que somos feitos de mudanças constantes e não dá para prever pontualmente cada uma delas.
Por exemplo quando você afirma: "Eu sou uma pessoa feliz"! Isso quer dizer na essência que você nunca passou por um momento de incerteza, tristeza, decepção... O que é impossível na nossa existência humana.
Por isso gosto muito de em situações efêmeras e temporais substituir o verbo "SER" pelo verbo "ESTAR". Porque, depois de tantas idas e vindas, eu posso afirmar categoricamente: Eu não sou eu estou!
Muitos poderiam achar-me pessimista, mas observe por outro ângulo, a felicidade é um estado transitório, nós não somos felizes, nós estamos felizes por alguma situação. Se aceitarmos esse conceito teremos a oportunidade de viver intensamente os momentos, afinal, não podemos administrar quando eles deixarão de existir. Acreditar que a  felicidade é algo para sempre é no mínimo ser ingênuo, ou não se dar conta do munto real.
Sem querer fazer proselitismo, mas, vai por mim, é sempre melhor ir pelo estar! Eu estou Presidente, eu estou Secretário, eu estou feliz. E até eu estou vivo! Quem poderá afirmar que irá cumprir um compromisso daqui a meia hora por exemplo?

Sobre a necessidade que sentimos de ser algo diferente do que somos, pois não nos contentamos com nossa própria essência, o poeta chileno Alejandro Jorodowsky  escreve:

1. Nós não somos. Nós estamos sendo. Pare de querer ser rocha. Aceite ser rio. 2. Para se definir: conceda a si mesmo todas as possibilidades de ser, mude caminhos quantas vezes achar necessário.

A importância do momento a sós para autorreflexão:

3. Ainda que tenha uma família numerosa, decrete um território pessoal, onde ninguém possa entrar sem sua permissão.

Sintetizando com perfeição “O grande inquisidor” do russo Dostoievsky:

4. Pássaros criados em gaiola, acreditam que voar é uma doença.

Ainda sobre pássaros...

5. Se os pássaros usassem uma bússola, se perderiam. Quem mais sabe melhor do que você o que é bom para você? Confie em seus instintos.

Como ambos os sexos recordam o amor, segundo seu avô:

6. Disse meu avô: "As mulheres se lembrar dos homens que as fizeram rir. Os homens lembram as mulheres que os fizeram chorar".

A importância de vermos os fatos da vida com um olhar positivo:

7. Sua felicidade não depende do que acontece com você, mas do modo como você interpreta o que acontece com você. Nossa atração por problemas:

8. Somos irresistivelmente atraídos por quem vai nos trazer os problemas que precisamos para a nossa própria evolução.

Sobre autolibertação desses problemas:

9. O primeiro passo para sermos livres é perceber o que nos prende.

Por fim, um conselho para os momentos em que fraquejamos:

10. Falhar não é mau. Mau é não transformar o fracasso em impulso para a vitória. Os obstáculos são desafios, insista incessantemente.     
Bem amigos, não podemos duvidar que à vida é cheia de pessoas e de possibilidades. E temos que aprender a discernir quando somos rejeitados e quando nós mesmos nos isolamos! É bem razoável em ambas as situações relembrarmos a história do "Patinho Feio"! Quem sabe não estamos no lugar errado tentando levar sal para o churrasco para formiguinhas sedentas de açúcar? Claro que tem essa situação. Mas também, as vezes abusamos dos sincericídios jogando verdades na cara dos outros e se ofendendo quando algum amigo nos alerta! " Você não acha que está exagerando"?. Pense nisso, e deixe fluir seus institos naturais. eles são coisas da Natureza que nós os crédulos chamamos de Deus! 

A paz esteja convosco!                                                                                                                                                                                                                          

Link
Leia Também »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.