01/08/2023 às 13h53min - Atualizada em 10/08/2023 às 00h28min

Estudantes de escola pública do interior do Goiás recebem preparação para olimpíadas e conquistam 27 medalhas em competição internacional

O projeto faz parte de uma eletiva da escola de Ensino Médio Integral e tem conquistado o interesse dos jovens pós pandemia

Amotara Agência de Notícias
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Divulgação

Para engajar os estudantes na volta às aulas presenciais após a pandemia e incentivar o aprendizado de matemática por meio da prática, professores do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia (GO), criaram a eletiva "Engenhando o Mundo". Graças ao projeto, que foca na preparação dos jovens para as competições por meio de atividades e orientações de estudo, os alunos conquistaram ao todo 27 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática, sendo 15 de bronze e 6 de prata na fase regional, além de 6 medalhas de bronze na fase nacional.  

O trabalho, que contou com a participação de 20 alunos, nasceu dentro de um componente curricular de livre escolha do Ensino Médio Integral, que busca trazer flexibilidade para o currículo, chamado "Eletiva". Há um cardápio, com base nos interesses dos estudantes e eles escolhem o que gostariam de estudar dentro desse cardápio. "Essa disciplina cumpre a proposta de possibilitar aos estudantes o acesso a conteúdos que envolvam diferentes áreas do conhecimento. No caso do Engenhando o Mundo, a intenção é fazer com que os jovens aprendam linguagens matemáticas distintas, exercitando a criatividade, a investigação e a curiosidade", explica o diretor Rui Carlos.  

A iniciativa também cumpre o papel de aproximar o interesse dos estudantes às diferentes atividades extracurriculares, contribuindo para a diminuição da evasão escolar. Por essa razão, se apoia em pilares do Ensino Médio Integral, como a tutoria, o aprendizado na prática, o projeto de vida, o acolhimento e a orientação de estudos, entre outros. Segundo a professora de matemática e orientadora Reinalda Fernandes Gabriel, o objetivo da escola é mostrar como que a matemática, assim como outras matérias, pode levar os alunos para outros lugares e criar oportunidades.  

"Nosso principal compromisso é incentivar, motivar e oferecer uma outra visão da matemática e suas particularidades. Dessa maneira, trabalhamos as aulas da eletiva com diferentes propostas, desde vídeos do YouTube, até lista de exercícios e palestras. Tudo para que os alunos percebam a importância da matemática e desenvolvam habilidades necessárias para aprendizagem e competição internacional", reforça.  

Protagonismo juvenil e projeto de vida 

A eletiva ainda abriu novos caminhos para os estudantes pensarem sobre seus projetos de vida a partir da matemática, como é o caso do aluno Paulo Henrique Herculano de Morais, de 16 anos.  

"Posso dizer que foi umas das melhores experiências, pois nunca tínhamos participado de uma prova tão complexa em grupo. A eletiva nos ajudou a trabalhar a matemática de maneira diferenciada e mais interessante, e para mim, que sempre gostei muito da área de exatas, esse trabalho se conectou muito ao meu projeto de vida. Ainda estou em dúvida entre ser engenheiro ou programador", conta. 

Além das premiações e do reconhecimento à dedicação de cada estudante, outra fortaleza do "Engenhando o Mundo" é promover o protagonismo juvenil, colocando os jovens como centro do processo de aprendizagem.  

Mesmo sonhando em cursar Psicologia, para a aluna Giovanna Curcino, de 16 anos, a eletiva foi fundamental em sua formação acadêmica e pessoal. "A participação no projeto nos deu acesso a vários tipos de questões de lógica e raciocínio, que colaboraram para o nosso conhecimento como um todo. Apesar da facilidade com números, ao ler as questões sempre me lembrava dos exercícios que fazíamos, colocando em prática tudo que aprendi", conta Giovanna.  

Sobre o Ensino Médio Integral   

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional e moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando quase 1 milhão de estudantes.  


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