25/07/2024 às 19h21min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h00min

ViaQuatro e ViaMobilidade lançam app para facilitar acesso de passageiros aos bicicletários

Bicicletário Digital contempla mais de 1,1 mil vagas distribuídas entre 13 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás

PAULO MATHIAS NETO
Bicicletário Estação Butantã - Linha 4 Amarela da ViaQuatro - Crédito Digmas Imagens - Clovis Ferreira
São Paulo, julho de 2024 – Utilizar o bicicletário das estações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás ficou mais fácil para os passageiros. A ViaQuatro e a ViaMobilidade lançaram, nesta quinta-feira, 11 de julho, o Bicicletário Digital, um app que auxilia na consulta de espaços disponíveis nas 13 estações que dispõem de bicicletário. São mais de 1,1 mil espaços para ciclistas deixarem sua bike com segurança e, agora, ainda mais agilidade.

Usar o app é fácil. Basta baixá-lo na Play Store (para Android) ou Apple Store (para iOS) e realizar um pré-cadastro. A partir do preenchimento do formulário, o passageiro pode ir à Sala de Supervisão Operacional (SSO) da estação escolhida com sua bicicleta e apresentar um documento com foto para a retirada de um lacre. Com esse lacre, ele poderá transitar em todos os bicicletários das linhas 4-Amarela e 5-Lilás. É necessário também utilizar corrente e cadeado próprio, para mais segurança.

“A tecnologia é a nossa principal ferramenta para desburocratizar processos e facilitar a vida de nossos passageiros. Apostamos no app como uma forma de encorajar o uso de espaços seguros para guardar bicicletas, incentivando o uso desse meio de transporte que não só ajuda o meio ambiente, mas também colabora com a saúde das pessoas”, explica Antonio Marcio, diretor responsável pela ViaQuatro e ViaMobilidade.

O app está inicialmente em fase de testes e deve receber novos recursos e facilidades no futuro.
 

Regras de uso de bicicletas nos trens e bicicletários

O embarque de bicicletas nas estações é permitido de segunda a sexta-feira entre 10h e 16h, e das 21h até o fechamento do sistema, sempre nos últimos vagões dos trens. Sábados, domingos e feriados não há restrições de horário. Dentro do trem, o ciclista deve manter-se afastado das portas, a fim de não impedir seu fechamento ou obstruir a entrada e saída dos passageiros.

Já nos bicicletários, após a reserva de espaço, o ciclista deve estar atento para deixar sua bicicleta presa com corrente e cadeado próprio. O tempo máximo de permanência no espaço é de quatro dias. Após esse período, a bike será retirada e guardada pela ViaQuatro/ViaMobilidade por até 60 dias. Caso isso aconteça, será necessário um agendamento prévio para retirada por meio da Central de Atendimento no número 0800 770 7100.

Estações com bicicletários

Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás existem 13 estações com bicicletários, totalizando 1.188 vagas disponíveis.

Você encontra bicicletários na Linha 4-Amarela nas estações Vila Sônia (92 vagas), São Paulo-Morumbi (80 vagas), Fradique Coutinho (86 vagas) e Butantã (149 vagas). A estação Pinheiros (117 vagas) está prevista para fim de julho.

Já na Linha 5-Lilás, há bicicletários nas estações Alto da Boa Vista (100 vagas), Borba Gato (84 vagas), Brooklin (30 vagas), Campo Belo (144 vagas), Eucaliptos (92 vagas), Moema (68 vagas), AACD-Servidor (36 vagas), Hospital São Paulo (30 vagas) e Santa Cruz (80 vagas).

Mais informações estão disponíveis na Central de Atendimento, no número 0800 770 7100, ou no “Fale Conosco” do site das concessionárias.

+++


Sobre a ViaMobilidade Linhas 5 e 17: A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.


Sobre a ViaQuatro: A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULO MATHIAS NETO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.