MENU

30/11/2017 às 13h05min - Atualizada em 30/11/2017 às 22h17min

Livro inédito traz metodologia inovadora de planejamento estratégico para empresas

Na próxima quarta-feira (6), Luis Rasquilha, CEO da Inova Consulting, e Marcelo Veras, CEO da Inova Business School, lançam o livro “SBB - Strategic Building Blocks”, às 19h, no Octávio Café. A publicação traz uma inovadora e inédita metodologia de planejamento estratégico para empresas, guiada pela lente das tendências e da inovação, que foi desenvolvida pelos sócios em 2016.

De acordo com Marcelo Veras, o SBB – abreviação aplicada ao título – traz um DNA de Futuro, Tendências e Inovação, algo totalmente contraditório ao modelo tradicional de planejamento estratégico. “A fórmula tradicional foi concebida entre as décadas de 80 e 90, e esse é o roteiro que impera no mundo desde essa época. Nesse método, as empresas dedicam seu tempo para olhar para fora (mercado, economia, variáveis externas para seu negócio) e, posteriormente, para dentro, analisando forças e fraquezas. Ao final dessa análise externa e interna, como resultado, há a matriz SWOT. A partir disso, as empresas montam seus planejamentos”, ressalta.

Para o especialista em Carreiras, essa fórmula apresenta, hoje, dois grandes problemas:

 

- A análise SWOT perdeu a relevância. "O mundo é tão dinâmico que ela acaba tendo uma duração de, no máximo, 15 dias. O que é força hoje, amanhã, não é mais. Novas ameaças estão a caminho e as empresas nem imaginam. Esta ferramenta não tem mais grande utilidade", explica.

 

- As conhecidas forças competitivas de Porter (Rivalidade entre concorrentes, Barreiras à entrada de concorrentes, Poder de barganha dos compradores, Poder de barganha dos fornecedores e Ameaça de Produtos ou bens substitutos) estão exaustivas. "Empresas com departamentos estratégicos “sumiram” ou perderam relevância no mercado, como Nokia,  Kodak, entre outras. Se você analisa a questão da barreira de entrada, por exemplo, que trata do quão difícil é aparecer um novo player no seu mercado, hoje, isso não existe mais. O maior concorrente de redes hoteleiras surgiu de um aplicativo com 11 pessoas em uma garagem", argumenta Marcelo Veras.

 

A ideia da nova metodologia surgiu quando os sócios foram convidados para conduzir o planejamento estratégico do CPqD, empresa de Campinas, com mais de 1.200 funcionários, criada há mais de 40 anos, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação. “Aquele modelo tradicional de fazer planejamento não ajudava a empresa a se projetar para o futuro, como queria a diretoria executiva. Precisávamos criar algo diferente e inédito. E é nosso dever disponibilizar essa metodologia inovadora a quem possa interessar”, conta Luis Rasquilha.

 

O Strategic Building Blocks (SBB) é dividido em três blocos grandes, por isso a nomenclatura: Audit Estratégico, Carta Visão e Execução Estratégica. Na fase da Audit, é realizada uma auditoria estratégica, analisando a situação atual da empresa, projetos e apostas atuais, desafios atuais e futuros; e como está a cultura. “No nível Carta Visão, realizamos uma overdose de tendências e futuro, as declarações institucionais da empresa são revisadas, e é definido um propósito máximo de diferenciação”, explica Rasquilha. Por fim, na fase Execução Estratégica, são eleitos projetos e montados planos de ação.


O livro “SBB - Strategic Building Blocks” é uma publicação independente e será comercializado por R$ 59,90 (com frete incluso), pelo site www.inovaconsulting.com.br/sbb/

 

Serviço

Lançamento do livro SBB – Strategic Building Blocks

Data: 06/12/17 (quarta-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Octávio Café
(Av. Brigadeiro Faria Lima, 2996)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.