28/09/2017 às 16h21min - Atualizada em 30/09/2017 às 16h38min

Para continuar a crescer na crise setor de reforma de pneus investe em tecnologia

Enquanto diversos setores sentem os reflexos da crise, o de recapeamento de pneus cresce aproximadamente 10% ao ano. O motivo é simples: reformar é eficiente e barato, em torno de 40% do valor de um pneu novo. Por isso, no Brasil aproximadamente 98% das frotas de caminhões e ônibus optam pela reforma de seus pneus. O País ocupa a segunda posição no mercado mundial de recapagem de pneus, atrás apenas dos Estados Unidos e com isso, economiza mais de 500 milhões de litros de petróleo.
 
Mas com um crescimento contínuo do setor, o serviço de faturamento passou a ser um desafio para as reformadoras. O processo de recapeamento é rápido, mas requer uma série de fatores, dentre eles a geração de boleto e nota fiscal pela empresa, que deve ser feito a tempo da entrega dos pneus aos clientes. Por isso, algumas recapadoras precisam fazer o faturamento antes do processo de acabamento e exame final, que identifica se a reforma com pneu foi obteve sucesso. Caso contrário, o reformador precisa arcar com os prejuízos, pois os consertos são cobrados e a nota fiscal/boleto precisa ser cancelada para gerar novos documentos, o que, claro, gera custos extras. De olho nesta fatia promissora do mercado e conscientes dessas e outras dificuldades empresas de softwares têm desenvolvido sistemas específicos que atendam as demandas da área.
 
A empresa paranaense de desenvolvimento de softwares, Junsoft Sistemas, por exemplo, desenvolveu o sistema de gestão Vulcano. Em poucos anos no mercado, ele já se tornou reconhecido nacionalmente entre as empresas do setor. O diretor administrativo da Junsoft Sistemas, Edilson Backes, explica que o motivo é a solução de problemas relevantes, como o cancelamento de notas fiscais. “Nosso papel é evitar os riscos de faturar antes de finalizar a produção e fazer o exame final, como as perdas, custos que ficam errados e problemas de estoque. Além dos cancelamentos de notas, que geram outros transtornos posteriores”, explica.
 
Pelo sistema da Junsoft, o faturamento serve apenas como conferência, fazendo tudo automaticamente, como as notas de carcaças, notas de serviços e emissão de boletos instantaneamente. “Se mesmo assim o cliente necessite fazer a antecipação, temos alternativas para garantir agilidade sem perder o controle, garantindo o correto estoque, custos e segurança para a reformadora”, salienta Edilson.
 
A empresa de recapagem Mega Pneus Auto Center, em Serra (ES), aderiu ao sistema Vulcano há quase cinco anos. Segundo o gerente administrativo, Hugo Machado, o diferencial do software da Junsoft está no custo benefício. “O sistema fornece ferramentas contábeis e fiscais que geralmente outros servidores não costumam oferecer. Além disso, estamos mudando nossa produção para um sistema ponto a ponto, no qual saberemos as condições do pneu em cada etapa de recapeamento. Isto nos dará um controle maior durante o processo, já que poderemos saber se o pneu tem condições ou não do aproveitamento das carcaças em qualquer momento da produção, evitando assim eventuais transtornos”, comenta.
 
Com esse auxílio da tecnologia, por meio do desenvolvimento de softwares específicos como o Vulcano, o setor em plena expansão, tem perspectivas ainda melhores. Afinal, todos buscam uma oportunidade de economia em meio à crise e para isso é necessário ter assertividade.
 
Sobre a Junsoft Sistemas
A Junsoft Sistemas foi fundada em 2003 com o objetivo de desenvolver softwares e soluções em gestão empresarial (ERP) para pequenas e médias empresas dos segmentos de comércio, indústria e serviços. O objetivo é garantir que o cliente não necessite de ferramentas paralelas para o controle, com a centralização de informações e consequentemente, maior segurança e competitividade. Com inovação e qualidade a empresa cresceu e hoje além de atender clientes nas mais variadas áreas é especialista em softwares para recapadoras de pneus, por meio do Vulcano e do setor gastronômico, por meio do Gourmet. Esses dois produtos se tornaram referência no mercado. Com diversas certificações e prêmios no currículo. A Junsoft Sistemas conta com mais de 5 mil usuários dos seus produtos em 18 estados e também em outros países da América Latina. Acesse:http://www.junsoft.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.