07/11/2021 às 18h08min - Atualizada em 07/11/2021 às 18h08min

Associação diz que exportações de carne bovina caíram 43% com veto da China

Em relação a receita, a queda foi de 31%

Mais Goiás
Reprodução
Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o veto da China às exportações de carne bovina do Brasil fez o volume de envio desse produto ao exterior cair em 43% em outubro, se comparado ao mesmo mês do ano passado. O embargo chegou ao seu segundo mês.

Ainda segundo a Abrafrigo, 108 mil toneladas de carne foram vendidas pelo Brasil em outubro deste ano contra 190 mil toneladas, em outubro de 2020.
Em relação a receita, a queda foi de 31%: caiu de US$ 790 milhões para US$ 541 milhões na comparação dos períodos.
Vale destacar, a China é o principal comprador de caner bovina do Brasil. Representa 60% dos embarques feitos nos portos brasileiros.



Embargo da China



A China embargou a carne bovina brasileira, no começo de setembro, após a confirmação da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de dois casos de “mal da vaca louca” – Encefalopatia Espongiforme Bovina.
 
Ao jornal Folha de S.Paulo, o economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), afirmou que a queda foi por causa da embargo da China.
“A gente vai ver uma queda mais intensa de acordo com a duração desse efeito de paralisação das exportações. A China não deve manter o embargo por muito tempo. Quanto maior for o tempo do embargo, maior é a probabilidade de a gente ver queda no preço”, avaliou.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.