29/10/2019 às 17h19min - Atualizada em 29/10/2019 às 18h03min

Densitometria óssea é recomendada no acompanhamento de pacientes bariátricos

Baixa absorção de cálcio após a cirurgia pode causar osteoporose

DINO
http://www.imeb.com.br


A densitometria óssea é um exame de imagem utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos e identificar o risco de osteoporose. É recomendado, principalmente, para mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 anos. Além do fator idade, o exame também é recomendado para pacientes que vão passar pela cirurgia de redução de estômago.

Segundo a revista científica British Medical Journal (BMJ), existe uma relação entre a cirurgia bariátrica e a osteoporose. De acordo com os pesquisadores, pessoas submetidas ao tratamento cirúrgico da obesidade têm 30% mais chances de terem osteoporose, dependendo da técnica utilizada. Isso acontece porque a perda significativa de peso prejudica a absorção de cálcio, mineral essencial para a formação e manutenção dos ossos. Além disso, muitos pacientes que apresentam obesidade têm deficiência de nutrientes como vitamina D e magnésio, também essenciais na manutenção óssea.

“A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopeniapor detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos e utiliza um aparelho conhecido por utilizar a técnica de DXA (Dual-Energy X-rayAbsorptiometry)”, explica Alaor Barra, médico nuclear do IMEB.



Website: http://www.imeb.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.