12/07/2019 às 13h02min - Atualizada em 12/07/2019 às 13h02min

Novo modelo de emplacamento chega a Goiás e promete mais segurança

Dia Online
Reprodução
imagem

imagem

e acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de janeiro de 2020, os veículos do Estado de Goiás serão emplacados com o padrão Mercosul. O objetivo da medida é proporcionar a sociedade mais segurança, graças aos itens tecnológicos que prometem dificultar crimes como fraude e a clonagem.

Segundo o Contran, atualmente dois milhões de veículos já estão emplacados neste padrão, já que as regras atualmente valem para sete estados do Brasil. Como é o caso da Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Novo modelo de emplacamento é visto como evolução

O novo padrão de emplacamento é visto como uma evolução. Graças ao software de rastreamento, é possível ter controle de todas as etapas do processo, desde a matéria-prima até a lacração. O sistema já está valendo desde 2014 e é tido como referência para outros estados.

No ano de 2018, foram emplacados aproximadamente 120 mil veículos novos por uma das 101 empresas estampadoras credenciadas junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Segundo a Associação dos Fabricantes, Estampadores e Lacradores de Placas Automotivas do Estado de Goiás (Assiplago), que reúne os prestadores de serviço dessa área, este seria um avanço no atual modelo, que já vem dando certo.

De acordo com o advogado a Assiplago, Leonardo Silva, a aposta em novos meios de fiscalização e controle, comprova que Goiás está acompanhando os avanços. “Temos um sistema de emplacamento que gera segurança e confiabilidade, com maior possibilidade de fiscalização”, afirma.

Goiás é tido como referência para o Brasil nas ações de enfrentamento contra fraude veiculares. Segundo o Capitão Castanheira, oficial de operações do Comando de Operações e Divisas do Estado de Goiás, em outras unidades federativas, as placas sem sempre são confiáveis devido a fraudes durante o processo.

“Em Goiás, há mais segurança porque o processo é auditado. Temos uma rastreabilidade dos emplacamentos, o que reflete na quantidade de veículos clonados que nós apreendemos no dia a dia. Houve diminuição dos veículos clonados em Goiás e aumento em outras unidades federativas”, destaca o Capitão Castanheira.

Padrão de emplacamento Mercosul

O novo modelo de emplacamento no Padrão Mercosul conta com itens que ajudam na segurança. Um exemplo disso são a implantação de um chip fiscal federal, efeitos visuais, código bidimensional (QR code) e número de série criptografado.

O QR code, estampado na placa, traz informações sobre o veículo e o emplacador, sendo facilmente acessadas por policiais, por exemplo, por meio de um leitor portátil (como um smartphone), acelerando a conferência e fiscalização.

A transição obrigatória deve acontecer para veículos novos, veículos que passaram por mudança de município, veículos que trocaram de categoria, veículos cuja placa atual não foi aprovada em vistoria e/ou está ilegível ou danificada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.