A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) esteve presente na abertura da 39ª Festa da Uva de Jundiaí e da 10ª Expo Vinhos, que começou na quinta-feira (11), com a presença do secretário da pasta, Roberto de Lucena. A festa acontece até o dia 4 de fevereiro e conta com inúmeras atividades e uma intensa programação no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva. A entrada é gratuita.
Para o secretário, a realização do evento é uma das mais importantes Festas da Uva do Brasil e não é só importante para a cidade, como também para o Turismo. “A Festa vai trazer um enorme impacto na economia local de Jundiaí que vai repercutir por toda a região. Além da festividade, o evento gera empregos e incentiva a cultura local e o turismo”.
O município de Jundiaí integra o Circuito das Frutas, uma excelente opção de roteiro turístico que se destaca pelo Turismo Rural nas diversas propriedades existentes e aproveita o potencial de produção de frutas historicamente presente na região.
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, vai realizar durante os dias de festa uma pesquisa junto ao público para conhecer o perfil do visitante e avaliar o evento. No ano passado, o evento teve nota 9,45, segundo dados do Ciet.
A pesquisa comprovou que a Festa da Uva é um evento importante na atração de turistas ao município. O levantamento mostrou que quase 40% do público vem de outras cidades. São pessoas fiéis ao evento. Quase metade dos visitantes (47,67%) já esteve em mais de cinco edições da Festa da Uva, enquanto para 29,07% era a primeira vez.
De acordo com dados da Prefeitura de Jundiaí, neste ano a expectativa é que a ocupação hoteleira possa crescer pelo menos 30% no período do evento. Em 2023, a cidade recebeu turistas de 495 cidades do Brasil – de todos os estados brasileiros – e turistas estrangeiros de 24 países diferentes. Neste ano, a expectativa é realizar a maior Festa da história, ultrapassando mais de 280 mil visitantes.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ressaltou a importância dos artistas locais na festa. “É um orgulho a Festa da Uva ser realizada em Jundiaí. É muito importante trabalhar o fomento da atividade local; os grandes shows são importantes, mas para nós é mais importante valorizar o nosso artista local”.
A Festa da Uva
Há 90 anos unindo gerações, a tradição começou em 1934, ano posterior ao surgimento da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, a Festa une o que há de melhor na cidade, inclusive o turismo. Além de movimentar os estandes do local, o setor hoteleiro também tem alta procura e ocupação. Além disso, as agências receptivas, os guias de turismo, os postos de combustíveis, supermercados, padarias e praticamente todo o setor de serviços, todos os setores são atingidos positivamente pelo evento.
Para mais informações acesse aqui.
O post 39ª edição da Festa da Uva de Jundiaí espera atrair mais de 280 mil visitantes apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U