31/07/2021 às 14h26min - Atualizada em 31/07/2021 às 14h26min

Goiânia identifica mutação na variante Gama, e Saúde não descarta novas restrições

O sequenciamento genético de amostras de pacientes de Goiânia com covid-19 mostram que a variante Gama está sofrendo uma mutação. A cepa, identificada prim

Diário de Goiás
Reprodução

 

O sequenciamento genético de amostras de pacientes de Goiânia com covid-19 mostram que a variante Gama está sofrendo uma mutação. A cepa, identificada primeiro em Manaus, predomina na capital, com mais de 95% dos casos atribuídos a ela.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, os sequenciamentos semanais mostraram alterações genéticas nas amostras de alguns pacientes.

“Está havendo uma mutação na variante Gama, e essa mutação a torna mais transmissível e tem apresentado maior virulência”, disse em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia.

Ternes pontua que há algumas semelhanças identificadas entre essa mutação e a variante Delta, que começa a predominar no mundo. Em Goiânia, há quatro casos dela, mas sem a confirmação de transmissão comunitária.

“Ela tem uma pequena similaridade com a variante Delta, por isso é mais transmissível, mas continua sendo a variante Gama”, destaca.

Nesse cenário e com a taxa de ocupação de leitos mantendo-se numa estabilidade alta, a Secretaria de Saúde não descarta sugerir novas restrições. “Temos monitorado semanalmente e, claro, se necessário, vamos apresentar o cenário para o comitê de crise e para o gabinete do prefeito. Se houver necessidade, não descartamos a possibilidade de novas restrições nas atividades econômicas da capital”, afirmou o superintendente.

Nesta sexta, a ocupação das UTIs em Goiânia, segundo Ternes, está em 80,5%. Nas enfermarias, a taxa é de 68,6%. O Re, que mede a transmissão, está em 0,8, o que indica retração da epidemia, apesar das crescentes internações.

 your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.