O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, e a MMA Global, a principal associação comercial global de profissionais de marketing, divulgaram hoje uma pesquisa conjunta sobre o valor da produção criativa, a saturação de tecnologias disponíveis e como enfrentar a guerra por talentos.
Ao entrevistarem cerca de 100 CMOs e profissionais seniores de marketing que ocupam cargos de tomada de decisão nos Estados Unidos e no Reino Unido, Canva e MMA descobriram que no mundo das marcas hipercompetitivas de hoje, mais de três quartos (77%) acreditam que a produção criativa – abrangendo todos os elementos das campanhas e do conteúdo – é mais importante do que nunca, com 69% afirmando que a criatividade é prioridade máxima de marketing em suas organizações.
A pesquisa revelou uma variedade de forças externas impulsionando a criatividade de novas maneiras, e um número significativo de obstáculos que impedem profissionais de marketing de alcançar todo o seu potencial criativo. As principais descobertas incluem:
A produção criativa é o novo padrão-ouro
Líderes de marketing estão atribuindo cada vez mais valor à criatividade e há a expectativa de que essa tendência continue.
Contudo, o investimento em criatividade não está à altura de seu valor comprovado
Embora a criatividade seja cada vez mais valorizada, há uma lacuna significativa quando se trata de investimento.
O processo criativo ficou mais complexo
O atual ecossistema de ferramentas criativas está trazendo diversas melhorias, mas não sem novos desafios.
Acompanhar avanços tecnológicos é um desafio
As lideranças de marketing, em sua maioria, confiam em sua produção criativa quando comparadas à concorrência, mas há áreas onde se sentem ultrapassadas.
Modelo internalizado passa a ser mais atrativo
O cenário de gestão criativa está mudando com mais trabalho sendo internalizado nas empresas do que terceirizado para agências. A internalização é vista, na maioria das vezes, como um processo mais vantajoso para as equipes, mas a terceirização é usada quando há necessidade de colaborar em produções criativas de alto impacto.
Talentos criativos de alto nível estão mais escassos
Há uma preocupação com a redução do número de talentos criativos qualificados, o que evidencia o desafio de atrair, gerenciar e reter talentos em um mercado competitivo.
"Produzir um resultado criativo de alto nível e, ao mesmo tempo, otimizar a eficiência dos recursos é um grande desafio para qualquer profissional de marketing hoje em dia. A forma como as marcas obtêm visibilidade ficou mais competitiva: há muita tecnologia a ser explorada e o mercado de talentos está diminuindo", disse Zach Kitschke, CMO do Canva. "Estamos felizes em trabalhar com a equipe do MMA para identificar as dores e as oportunidades com as quais profissionais de marketing estão lidando hoje, a fim de esclarecer as questões mais importantes que possam apoiar a sua tomada de decisão.”
"Embora a concentração no aperfeiçoamento de dados, no desenvolvimento da audiência e na segmentação para gerar resultados tenha sido aparente nos últimos anos, profissionais de marketing também estão reconhecendo a necessidade de focar em uma segunda revolução criativa", disse Greg Stuart, CEO global da MMA. "Profissionais de marketing enfrentam um momento crucial em que a adoção da IA e o desafio de gerenciar a marca por meio de milhares de execuções levarão a criatividade e a comunicação da marca a outro patamar, exigindo um foco revigorado para gerenciar o processo criativo."
Acesse o estudo “The State of Creative Process in Marketing” ("O Estado do Processo Criativo no Marketing", em português) aqui.
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JULIA FERREIRA DOS SANTOS TSACHTIRIS
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