28/01/2024 às 18h49min - Atualizada em 28/01/2024 às 18h49min

TV Assembleia Legislativa: dia a dia do Parlamento e entretenimento | Portal da Alego

Veículo de comunicação da Casa de Leis goiana é responsável pela transmissão dos eventos oficiais, em especial das sessões legislativas em Plenário, reuniões das comissões temáticas, frentes parlamentares, audiências públicas e outros eventos, além daqueles de caráter informal. Produtores, cinegrafistas, repórteres e um corpo técnico de servidores atuam diariamente para veicular, em tempo real, o que acontece no Parlamento goiano. A estrutura está sendo ampliada na nova sede do Parlamento e a meta é aumentar a audiência.

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Na sequência de reportagens sobre a comunicação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o foco nesta edição é a TV Assembleia Legislativa, a rede pública de televisão do Legislativo goiano.

A TV institucional é responsável pela transmissão dos eventos da Alego, em especial das sessões legislativas em Plenário, reuniões das comissões temáticas, frentes parlamentares, audiências públicas e outros eventos oficiais e/ou informais. Produtores, cinegrafistas, repórteres e um corpo técnico de servidores atuam diariamente para veicular, em tempo real, o que acontece no Parlamento goiano.

A audiência de Goiânia e região Metropolitana acompanha a programação pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom. Os demais municípios acompanham a TV Assembleia Legislativa e sua programação completa no canal oficial da rede do Youtube.

Esse processo de modernização da televisão está sob  comando do secretário da TV Assembleia Legislativa, jornalista Paulo Beringhs. Desde 2016, com transmissão em sinal aberto, a TV do Legislativo goiano vive um momento de avanços com a atual gestão na nova sede da Alego. Hoje o cenário é de expansão, aponta Daniel Santana, chefe da TV Assembleia Legislativa. Ele diz que, com as novas instalações, novas possibilidades técnicas se consolidam, elevando a qualidade dos serviços da rede de TV.

“Temos um estúdio multifuncional moderno, onde todos os programas são produzidos. Além deste, a própria Casa Legislativa, o Palácio Maguito Vilela, com suas salas e auditórios bem estruturados, é o palco das gravações ao vivo”, informa o diretor da TV.

Adaptação

A renovação do Parlamento exigiu adaptação ao longo do primeiro ano da atual Legislatura. Um primeiro objetivo da atual gestão foi fazer com que os novos parlamentares conhecessem e se inteirassem dos trabalhos da TV. Sem deixar de lado as prerrogativas parlamentares e garantindo uma boa relação entre comunicadores e deputados, com a cobertura das sessões legislativas, a TV Assembleia Legislativa busca aproximar deputados e população, seus eleitores.

Por seu caráter institucional, todos os 41 deputados têm a mesma abertura junto à TV, independentemente de cada visão política. Todos os parlamentares goianos, inclusive, marcaram presença na programação ao longo do ano passado, concretizando essa diversidade política da programação. Alguns, inclusive, com programas dedicados a temáticas específicas de sua atuação, a exemplo do “Semeando Saúde”, com o deputado médico Dr. George Morais (PDT), e do “Alego Esportes”, com o deputado Ricardo Quirino (Republicanos), ex-jogador de basquete.

Para contribuir com as ações planejadas, está prevista, ainda, a instalação de um novo estúdio na Alego, com foco em programas de entrevistas em formatos de podcast e afins. Esse novo estúdio permitirá aos parlamentares a criação de conteúdos para se comunicarem diretamente com seus eleitores em uma nova plataforma midiática.

Programação e novidades

Sem perder de vista os interesses do Parlamento, a TV Assembleia Legislativa tem diversificado sua programação para além da rotina do Legislativo. São destaques, por exemplo, os programas jornalísticos da Casa, com ênfase em informação e serviço para a população. Com uma ampla equipe de profissionais em ascensão, a rede de TV conta, também, com jornalistas já conhecidos do grande público, a exemplo de Paulo Beringhs, Jordevá Rosa e Murilo Santos.

A TV Assembleia se consolida como um veículo que conquista sua audiência justamente por investir em uma programação mais completa, que vai além da cobertura do Parlamento. Uma programação com cultura, turismo, esportes, entre outros.

Os programas são abertos para participação da audiência. Ao longo dos debates, muitas opiniões, perguntas e sugestões são feitas, motivadas pela discussão política. Afora a participação direta, os canais digitais também registram os posicionamentos do público, servindo, também, como ferramenta de feedback para melhorias na grade de programação.

Presidente atento

Um telespectador ativo da TV Assembleia é o próprio presidente Bruno Peixoto (UB), aponta Daniel Santana. “Ele não passa um dia sequer sem entrar em contato com a equipe, com sugestões, críticas e orientações. Não só demanda como participa e acompanha, dando respaldo para nosso planejamento. Ele é um telespectador exigente!”, atesta o diretor.

Se no ano anterior as metas orbitavam a nova configuração da Casa de Leis, para os anos seguintes o objetivo é levar a TV Assembleia Legislativa a mais espectadores. Com investimentos estratégicos, a expectativa é o aumento da audiência e mais notoriedade do canal perante a população.

Nesse sentido, uma novidade apresentada neste ano é a cobertura do Campeonato Goiano de Futebol, o Goianão 2024. A TV Assembleia Legislativa, em parceria inédita com a TV Brasil Central (TBC), transmite os jogos do Goianão a toda a sociedade em seus canais abertos, canais digitais e pelo aplicativo “Deputados Aqui”.

E a repercussão tem sido positiva, com índices recordes nas transmissões dos jogos ao vivo, além de grande audiência dos programas antes e depois das partidas, com análises e comentários da equipe jornalística da TV Assembleia Legislativa. Uma iniciativa de grande porte que demonstra, mais que a capacidade técnica do canal, a importância em participar, cada vez mais, da comunicação em Goiás, com o dia a dia do Legislativo, serviços e entretenimento para a população.

A integração entre a TV do Legislativo goiano, o Portal Alego e suas mídias digitais potencializam as estratégias da comunicação da Assembleia Legislativa. Os conteúdos ecoam entre as plataformas garantindo uma cobertura completa das rotinas legislativas e levando à sociedade informação precisa e de interesse da população goiana.

Na última edição das reportagens sobre a comunicação na Alego será apresentada a estrutura para mídias digitais e publicidade da Casa de Leis. O departamento mais recentemente criado lida com o universo on-line e vem se expandindo com um posicionamento ousado para levar a Assembleia Legislativa para as redes sociais, mídias externas e aplicativos.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.