12/09/2023 às 16h10min - Atualizada em 12/09/2023 às 20h00min

Instituto Esporte e Educação impacta práticas ESG e ODS da ONU

IEE atua em consonância com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU e com práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), buscando ampliar o acesso qualificado à educação física e esporte para impactar positivamente a sociedade

Doro Jr.
IEE / Divulgação
O esporte e a educação têm o poder de transformar vidas e criar um futuro melhor para todos. E o Instituto Esporte e Educação (IEE), desde a sua fundação, em 22 anos de atuação, tem se dedicado a potencializar o desenvolvimento integral do ser humano, ampliando o acesso qualificado à prática de educação física e esporte.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional, promovendo valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva, igualitária e sustentável. Para isso, o Instituto está voltado para as políticas públicas que priorizam o bem-estar, o desenvolvimento pleno de crianças e jovens e a Garantia do Direito ao Esporte.

O Instituto desenvolve projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, assim como é parceiro de empresas comprometidas com práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). Com os projetos de esporte educacional do IEE, as empresas não apenas cumprem seus objetivos ESG, mas também impactam positivamente as comunidades em que atuam.

Sua missão e suas ações estão direcionadas a contribuir com o Artigo 227 da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atuando em sintonia com o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz (ONU) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

"Juntos, podemos transformar vidas e comunidades, alinhados aos valores ESG, com políticas que promovem um mundo melhor para todos, assegurando direitos fundamentais como vida, saúde, educação, esporte e desenvolvendo competências físicas, sociais, cognitivas e emocionais de crianças e adolescentes", afirma Bethania Brotto, coordenadora pedagógica do IEE.

Em relação à ONU, o trabalho do IEE impacta diretamente nas áreas de Saúde e Bem-estar (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

São projetos que não apenas promovem o desenvolvimento integral dos participantes, mas também geram impactos significativos na sociedade. Já está comprovado que projetos como estes têm impactos socioeconômicos imediatos nas áreas de saúde e bem-estar, educação de qualidade, redução da criminalidade, bem-estar social e economia de gastos futuros a partir de novos hábitos e comportamentos, levando oportunidades a milhares de crianças, adolescentes, escolas e municípios.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE, Bloomberg e NIKE.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.