12/09/2023 às 15h50min - Atualizada em 12/09/2023 às 16h00min

Empresas com marca empregadora forte têm o dobro de chances de sucesso.

Pesquisa do Infojobs mostra que 76% dos profissionais consultam páginas de opinião pública e redes sociais antes de se candidatar a uma vaga.

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De acordo com uma pesquisa realizada pelo Infojobs, 70% dos candidatos consideram a cultura organizacional na hora de escolher uma empresa para trabalhar. Já uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company mostrou que empresas com um alto índice de engajamento de seus colaboradores têm 100% mais chances de ter um desempenho superior ao da concorrência.

Durante o CONARH 2023, o Pandapé, plataforma de RH do Infojobs, realizou uma transmissão ao vivo com a influenciadora digital Sabrina Vasconcellos, para discutir estratégias que fortalecem a marca empregadora. A live, intitulada "Dados, cultura e engajamento: dicas para uma estratégia potente de marca empregadora", abordou a importância de três pilares para construir uma marca empregadora forte.

Para atrair e reter talentos, as empresas precisam entender as necessidades e expectativas de seus candidatos e colaboradores, criar uma cultura positiva e envolvente e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento. "A marca empregadora é um dos ativos mais importantes de uma empresa no mercado de trabalho atual", afirma Sabrina Vasconcellos. "Quando uma empresa tem uma marca empregadora forte, ela consegue atrair e reter os melhores talentos, o que é fundamental para o seu sucesso".

Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs e porta-voz do Pandapé, as organizações estão identificando que não só o consumidor é um cliente da marca, mas também os colaboradores e os candidatos. A executiva traz à tona um estudo do Infojobs que evidencia o quanto o impacto da marca empregadora é cada vez maior. A pesquisa mostra que 76% dos profissionais afirmam consultar páginas de opinião pública e redes sociais antes de decidir se vão ou não se candidatar a uma vaga. 

Para a influenciadora e especialista no mercado de RH, uma dica valiosa em relação às ações de Employer Branding, é implementar soluções digitais que facilitam e automatizam atividades. “Isso permitirá que os colaboradores se tornem cada vez mais estratégicos e possam desenvolver novas atividades que visam o sucesso da empresa.” comentou a influenciadora durante a transmissão.

Ao longo da live, foram dadas dicas para as empresas fortalecerem sua marca empregadora:

  • Converse com seus colaboradores e candidatos: Ouça o que eles têm a dizer sobre sua empresa;
  • Invista em um ambiente de trabalho positivo e envolvente: Ofereça benefícios e oportunidades de crescimento aos seus funcionários;
  • Comunique sua marca empregadora de forma clara e consistente: Use diferentes canais para compartilhar a história da sua empresa e seus valores.

A plataforma de RH possui diversas soluções que podem ajudar as empresas a fortalecer sua marca empregadora. Ao utilizar inteligência artificial, o software consegue entender o comportamento do recrutador e indicar currículos mais compatíveis com a vaga e com o fit cultural da empresa. Além de permitir que o profissional de RH crie o seu próprio banco de currículos com perfis diversos.

Ainda segundo a CEO, para as empresas que querem se destacar no mercado de trabalho, é essencial investir em uma marca empregadora forte. “Ao seguir as dicas apresentadas, as empresas podem construir uma marca empregadora que seja atraente para os melhores talentos e que contribua para o sucesso dela.” finalizou.


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