Dois outros desafios estão em evidência, o Consumismo Exacerbado, que nos faz viver em um pequeno planeta... cada vez menor! E o crescimento exponencial (em número e na magnitude de seus impactos) dos riscos que a humanidade corre neste início do século XXI; Neste admirável mundo novo, que cientistas sociais têm chamado de VUCA (Volatility/Volatilidade, Uncertainty/Incerteza, Complexity/Complexidade e Ambiguty/Ambiguidade.)... Segundo o antropólogo e futurista Jamais Cascio, em transição rápida para BANI (Brittle/Frágil, tudo pode mudar e quebrar a qualquer momento, Anxious/Ansiedade, Nonlinear/Não-linear, Incomprehensible/Incompreensível, já não é mais possível encontrar respostas estáveis em dados, por exemplo: o que faz sentido hoje, pode não fazer mais sentido amanhã...).
Essa fragilidade é tão real, que Stephen Hawking, em suas palestras ao redor do mundo, dizia que “estamos em risco de nos destruir por conta de nossa estupidez”. Vivemos momentos críticos, precisamos urgentemente passar da Era do Conhecimento para a Era da Sabedoria... precisamos urgentemente construir a Cultura da Sustentabilidade (ESG), através da inovação... Mais inovação tecnológica? Com certeza, mas a mudança mais importante é a do Ser Humano, com modificações nos Modelos Mentais que hoje nos guiam: Capitalismo de Shareholder para Capitalismo de Stakeholders, Mentalidade Finita para Mentalidade Infinita, EU para NÓS, Estupidez Humana para Ética (Sabedoria).
“Nossas crenças se transformam em pensamentos, os pensamentos em palavras, as palavras se tornam ações e estas ações repetidas se tornam hábitos. E estes hábitos formam nossos valores e nossos valores determinam nosso destino”.
Mahatma Gandhi
*Nelson Kawakami foi CEO do GBC (Green Building Council Brasil) e autor de Sustentabilidade Corporativa: Neste Admirável Mundo Novo… Num Pequeno Planeta
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U