Durante grandes competições e jogos olímpicos, é comum que as atenções se voltem para as inspiradoras histórias de superação dos atletas brasileiros, que frequentemente enfrentam obstáculos para alcançar resultados expressivos. No entanto, surge a questão de como podemos efetivamente mudar essa realidade desafiadora.
Geralmente, os desafios começam na base da pirâmide, ou seja, na formação desses atletas. Isso ocorre devido à falta de incentivo e investimento que as modalidades esportivas "menos populares" recebem tanto de órgãos públicos quanto privados. Além disso, essas modalidades enfrentam o desafio de ter um menor prestígio junto ao público em geral, que tende a se interessar mais pelos esportes tradicionais ou aqueles que geram resultados mais expressivos, como o futebol.
Na contramão desse cenário, a Ursofrango, uma marca de vestuário esportivo pioneira no Brasil em atuar como gestora de atletas, está comprometida em preencher essa lacuna. “Nossa missão é oferecer oportunidades concretas para a profissionalização e o desenvolvimento de jovens atletas, permitindo que eles avancem em suas carreiras esportivas”, conta Stefan Santille, fundador da marca.
Apesar de o Brasil ser um dos principais investidores em esportes de alto rendimento, ainda há uma escassez de recursos para a formação de novos atletas. O baixo financiamento das bolsas federais torna o esporte um custo adicional para muitas famílias, que precisam arcar com valores de torneios e viagens de seus filhos. Para combater essa realidade, Stefan Santille Witschi fundou a Ursofrango, uma marca de roupas streetwear destinada aos entusiastas de esportes radicais. O diferencial é que 100% das vendas desses produtos são direcionadas para investir em jovens atletas de modalidades menos valorizadas. “O objetivo da Ursofrango é acolher esses talentos naturais do Brasil, possibilitando sua formação e, consequentemente, sua profissionalização por meio de um projeto pioneiro no setor, afirma o fundador da marca”, completa Santille.
Stefan, também atleta e com o sonho de se profissionalizar, enfrentou dificuldades devido ao baixo investimento esportivo no país. Sua paixão pelos esportes radicais, especialmente o snowboard, o levou a competir em eventos ao redor do mundo, financiando tudo por conta própria. Ao longo dos anos, ele percebeu o imenso potencial dos esportes radicais no Brasil, que ainda é pouco explorado. Foi nesse contexto que a Ursofrango surgiu, com o objetivo de fazer a diferença na vida de vários atletas. Stefan acredita que se tivesse tido o apoio de alguém ou de uma empresa que acreditasse nele e no esporte durante sua infância, sua trajetória como atleta profissional seria diferente.
Desde seu lançamento em meados de 2020, o Ursofrango Team, a equipe da marca, tem quatro atletas talentosos: Manu Ramos (BMX), 9 anos; Andrey Toledo (BMX), 8 anos; Carol Susaki (Skate), 9 anos; e o experiente Gabriel Durace, que atua como capitão da equipe. Todo o investimento nos atletas é financiado pelas vendas dos produtos da marca. “A Ursofrango tem como propósito estabelecer parcerias com empresas interessadas em apoiar e vincular sua marca ao projeto de profissionalização dos esportes radicais no Brasil”, explica Stefan. “Acredito firmemente que, com apoio e incentivo adequados, é possível mudar o destino de muitos jovens talentos”, completa.
Para conferir os produtos e acompanhar a rotina dos atletas da UrsofrangoTeam, acesse o site e o perfil do Instagram da marca.
Sobre a Ursofrango
A Ursofrango é uma marca de produtos streetwear para o público voltado aos esportes radicais e moda urbana que atua como gestora de atletas através da venda de seus produtos, onde 100% do lucro obtido é revertido aos atletas do time da marca. A empresa, que começou com vestuário, percebeu uma grande lacuna diante do processo complexo de profissionalização de esporte radicais no Brasil e efetivou, de forma pioneira no país, um formato de gestão de carreira, possibilitando que talentos tenham a chance de progredir no esporte.
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