25/08/2023 às 18h48min - Atualizada em 26/08/2023 às 00h00min

Pesquisa da SymphonyAI revela mudanças no comportamento dos consumidores nos EUA e Europa

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Uma recente pesquisa da SymphonyAI Retail CPG, uma divisão da SymphonyAI, destaca um declínio acentuado e rápido no comportamento de compras de supermercado online no primeiro trimestre de 2023, tornando a agilidade dos negócios mais decisiva do que nunca. 

A análise de mais de 58 milhões de cestas de compras reais nos EUA e na Europa descobriu que mais da metade (52%) dos clientes de supermercados de e-commerce deixaram o canal online no ano passado. Um estudo mais aprofundado desses clientes revela que, enquanto 60% estão voltando para a loja física, 40% abandonaram completamente o varejista.

De acordo com a pesquisa, a perda de clientes online teve um impacto significativo no crescimento da receita de comércio eletrônico. Embora o crescimento total da receita online tenha caído apenas 1% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, amortecido em parte pela inflação, o estudo mostrou um declínio líquido de 14% no número total de compradores on-line.

“O declínio geral nos clientes online e seu impacto no crescimento do comércio eletrônico são significativos”, disse Laetitia Berthier, chefe de engajamento do cliente da SymphonyAI Retail CPG. “Ao contrário das expectativas, as perdas não vêm de clientes que foram forçados a ficar online durante o auge da pandemia, mas sim daqueles que optaram pela internet após a pandemia. É fundamental que os varejistas entendam a dinâmica do cliente e suas necessidades em rápida mudança para obter sucesso no canal online”.

Como demonstra o estudo da SymphonyAI, nem todos os clientes online estão retornando ao mesmo local físico do varejista para fazer suas compras. E, quando o fazem, tiveram uma redução de 16% no valor de sua cesta, indicando que estão atendendo às suas necessidades de supermercado em outro lugar.

Novas oportunidades omnichannel

Ainda segundo o estudo, os clientes que compram mantimentos online e na loja física, considerados clientes omnichannel, tornaram-se os mais importantes para os varejistas. Mais de 71% dos clientes online no primeiro trimestre de 2023 foram considerados omnichannel e estão aumentando ativamente as vendas para o varejista.

Os clientes omnichannel têm se mostrado vitais para o e-commerce, impulsionando o crescimento positivo das vendas online nos últimos quatro trimestres. Aqueles que compravam apenas na loja física e, posteriormente, se tornaram omnichannel entregaram para os varejistas um incremento entre 15 e 18% em vendas nos últimos três anos. Além disso, esses consumidores compram uma cesta 9% maior do que aqueles que opta apenas pela loja física.

Outro dado revelado pelo estudo é que mais de oito em cada dez clientes da loja física não usaram o comércio eletrônico para fazer compras nos últimos cinco anos, o que representa uma oportunidade para os varejistas aumentarem sua base de compras omnichannel.

Modelos preditivos e IA podem ajudar os varejistas a identificar potenciais clientes omnichannel. A pesquisa indica que, ao converter apenas 5,5% dos clientes da loja identificados como potenciais usuários omnichannel é possível atingir um crescimento adicional de 1% na receita do varejista.

Os dados identificam, ainda, oportunidades para os varejistas aumentarem o engajamento digital, impulsionarem o crescimento e fidelizarem os clientes. Por exemplo, o número de domicílios que procuram produtos de marca própria online (cerca de 35% deles) gerou um crescimento de receita de mais de 10%.

Metodologia

O estudo do primeiro trimestre de 2023 realizado pela SymphonyAI Retail CPG analisou 58 milhões de residências e 607 milhões de transações em toda a Europa e nos EUA. Os resultados foram comparados com o mesmo período do ano anterior. Todos os varejistas no estudo receberam o mesmo peso

A SymphonyAI tem se tornado a empresa líder em IA corporativa para a transformação digital nos setores de crescimento mais importantes e resilientes, incluindo varejo, bens de consumo, serviços financeiros, manufatura, mídia e gerenciamento de serviços de TI. Desde a sua fundação em 2017, ano em que também se estabeleceu no Brasil, a SymphonyAI cresceu rapidamente, aproximando-se de 2 mil líderes talentosos, cientistas de dados e outros profissionais.  

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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