24/08/2023 às 12h53min - Atualizada em 25/08/2023 às 00h00min

Número de roubos cai 27% na região central de SP

É a 20ª semana seguida de diminuição nos índices criminais no entorno da Cracolândia segundo a Secretaria de Segurança Pública

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/numero-de-roubos-cai-27-na-regiao-central-de-sp/
Registros feitos pela Secretaria de Segurança Pública começaram no final de março

Os roubos e os furtos seguem em queda pela 20ª semana seguida na região central de São Paulo. Os índices criminais são monitorados semanalmente pela Coordenadoria de Análises e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De 14 a 20 de agosto, foram registrados 109 roubos nos bairros de Campos Elíseos e Santa Cecília, áreas do 3º e 77º Distritos Policiais que compreendem o Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso implementado pela SSP. Na primeira semana do monitoramento (de 27 de março a 2 de abril), foram 190 queixas de roubos, ou seja, uma redução de 27% nesses crimes.

Os furtos praticados na região também seguem em queda. Desde a primeira semana, a redução chega a 43%. De 14 a 20 de agosto, foram registrados 226 furtos, contra 311 contabilizados no final de março.

“Essa queda reforça a tendência observada nos demais meses e evidencia uma melhoria contínua da situação na região em termos de segurança”, informou a SSP.

Os resultados são um indicativo positivo das medidas implementadas pelas
autoridades e órgãos de segurança na região do entorno do fluxo da Cracolândia, demonstrando efetividade na redução da criminalidade e no fornecimento de um ambiente mais seguro para os moradores.

Em relação à semana anterior (7 a 13 de agosto), os crimes sofreram uma variação. Os furtos aumentaram 5% (11 casos a mais), já os roubos tiveram um acréscimo de 20 registros nas duas áreas.

Esses crimes são monitorados diariamente pela SSP, por meio do diagnóstico criminal horário a horário, disponibilizado no site da secretaria. O levantamento auxilia as forças de segurança no direcionamento de ações pontuais para coibir a criminalidade.

Na comparação com a mesma semana do ano passado, os roubos tiveram uma queda de 7%, passando de 117 (em 2022) para 109 na semana de 14 a 20 de agosto. Já os furtos praticamente não se alteraram na semana anterior, com 226 registros. Em 2022, foram 225 casos.

Os dois crimes também seguem em queda na comparação mensal com o mesmo período de 2022. Em abril, os furtos e roubos caíram 19% e 8%, respectivamente nas duas regiões. Em maio, os furtos recuaram 22% e os roubos 20%. Já no mês de junho, a diminuição foi de quase 1% nos furtos e 14% nos roubos. Em julho, os roubos despencaram 27% e os furtos se mantiveram praticamente estáveis (2%).

Atuação da polícia na área da Cracolândia

Entre os dias 14 a 20 de agosto, na área do entorno do fluxo de usuários da Cracolândia, os policiais militares desencadearam 14 operações de prevenção de crimes. O efetivo da PM realizou ainda 270 ações ostensivas em pontos de incidência criminal.

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia Seccional Centro, realizou ações, abordando e prendendo indivíduos, com os quais foram encontrados telefones celulares de origem criminosa. No período, os policiais também identificaram e prenderam traficantes comercializando drogas na região.

Ao todo, 65 infratores foram presos em flagrante nos bairros de Campos Elíseos e Santa Cecília. Desses, 20 eram procurados da Justiça; 12 foram detidos por tráfico, 12 pela prática de roubo e 11 por furto.

Todos foram submetidos à audiência de custódia e oito acabaram soltos depois que a situação foi analisada pela Justiça.

Primeira prisão de infratora descumprindo medida cautelar

Na quarta-feira (23), a Polícia Militar fez a primeira prisão de uma infratora que estava em liberdade provisória, porém descumprindo as medidas cautelares impostas pela Justiça.

A prisão ocorreu no entorno do fluxo da Cracolândia. A infratora, de 22 anos, foi beneficiada com a liberdade provisória depois de praticar um roubo. Ela estava nas ruas desde então.

No entanto, no final de julho, ela foi identificada e qualificada por policiais frequentando a região da Cracolândia, descumprindo as ordens da Justiça. A polícia comunicou o Poder Judiciário, que expediu o alvará de prisão preventiva em 11 de agosto.

“A partir de agora, todos os usuários e frequentadores do fluxo que forem identificados descumprindo medidas cautelares serão alvo de comunicação ao Poder Judiciário. Eles poderão ser presos ou tornozelados, a critério do juiz”, informou a Secretaria da Segurança Pública.

Termo de cooperação entre SSP e Justiça paulista

Os juízes responsáveis pelas audiências de custódia da capital terão à disposição tornozeleiras eletrônicas para determinar, de acordo com a lei, a monitoração eletrônica dos infratores que forem soltos após a realização das audiências.

O projeto está pronto para ser iniciado assim que o Termo de Cooperação for assinado com o Tribunal de Justiça, prioridade do Poder Público Estadual.

O post Número de roubos cai 27% na região central de SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.