14/07/2023 às 11h31min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h00min

Clássico Paulista e Dérbi da Ilha: Super 12 com grandes emoções neste sábado

São Paulo e Florianópolis viverão sábado (15) de grandes rivalidades no rugby XV masculino pelo Super 12, o Campeonato Brasileiro da modalidade

Marcelo Abdalla Ribeiro
Fotojump

A 5ª rodada do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, o Super 12, terá continuidade neste sábado (15), com mais dois grandes clássicos regionais. Em São Paulo, Poli e Pasteur fazem um super dérbi paulistano no CEPEUSP, com os dois times de olho no primeiro lugar do Grupo C, que dará um mando de jogo a mais ao vencedor no hexagonal da 2ª fase, o que poderá ser decisivo na luta por vaga na grande final. Já pelo Grupo A, Desterro e Joaca fazem o Dérbi da Ilha na UFSC Tapera, com os dois clubes de Florianópolis consolidando uma rivalidade que cresce a cada ano. Para o Desterro, a vitória garante a liderança da chave, ao passo que o Joaca luta para tomar do rival da vice-liderança. O Super 12 está na reta final de sua fase de grupos, com apenas mais uma rodada depois pela frente.

 

 

O clássico entre Poli e Pasteur promete muito, com atletas da seleção brasileira em campo e muitas memórias de jogos decisivos recentes. Os dois clubes fizeram em 2022 a grande final do Campeonato Paulista, que acabou com triunfo da Poli por 25 a 13. No entanto, os dois times se reencontraram em 2023 no primeiro confronto pelo Super 12, em Guarulhos, com empate emocionante em 23 a 23. O duelo é tão equilibrado que nos últimos 10 anos foram 15 duelos, com 7 vitórias para cada lado, além do último empate. A partida terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Pasteur.

 

 

Por sua vez, o duelo catarinense deixou de ser uma partida de um time só para se tornar imprevisível. No ano passado, o Joaca conquistou sua primeira vitória na história sobre o Desterro em jogos de rugby XV oficiais ao vencer pelo Campeonato Catarinense por 25 a 24. O Desterro acabou por dar o troco sobre o rival na final do estadual, mas pelo Super 12 de 2023 o Joaca voltou a vencer os rubroverdes ao fazer 12 a 10 no primeiro turno. O Desterro novamente deu a volta por cima e venceu o outro encontro deste ano, pelo estadual, por 32 a 15. Agora, os dois rivais se encontram pela terceira vez no ano e o confronto ganha ares dramáticos justamente por ser determinante para as ambições de ambos na luta por vaga no hexagonal.

 

 

O Super 12 conta com 12 clubes divididos em 3 grupos com 4 times cada, sendo que os 2 primeiros colocados de cada grupo irão ao hexagonal da 2ª fase. Na competição, a vitória vale 4 pontos, o empate 2 e a derrota por 7 pontos ou menos de diferença 1. Em adição, o time que marca 4 ou mais tries em seu jogo fatura 1 ponto a mais, podendo elevar a vitória a 5 pontos.

 

 

Os vídeos dos dois jogos estarão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

 

 

Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV – 5ª rodada

15/07 – 15h – Poli (SP) x Pasteur (SP)

Árbitro: Fernando Zemann

Local: CEPEUSP – São Paulo, SP

 

 

15/07 – 15h00 – Desterro (SC) x Joaca (SC)

Árbitro: Lucas Saccomanno

Local: UFSC Tapera – Florianópolis, SC

 

 

Confira a tabela completa no link abaixo:

https://brasilrugby.com.br/2023/07/13/classico-paulista-e-derbi-da-ilha-super-12-com-grandes-emocoes-nesse-sabado/

 

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Tim, CVC Capital Partners, Cultura Inglesa, Suzano, Grupo Volvo do Brasil, Estácio, Vale, Deloitte, Crown Embalagens, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jacobs Douwe Egberts (JDE), Alupar Taesa e Pinheiro Neto Advogados. Também são fornecedores e apoiadores do Rugby brasileiro: Gerdau, Bradesco, Comgás, Klabin, Banco Safra, Lhoist, Gilbert, Probiótica e Universal Assistance.

 

A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa do Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, Irko Hirashima, CSN, e Universal Assistance. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.