03/07/2023 às 12h58min - Atualizada em 04/07/2023 às 00h00min

Instituto Etiene Medeiros realiza atividades com foco no social junto a seus alunos

São diferentes ações voltadas para povos Indígenas, mulheres negras, comunidade LGBTQIA+, assim como para a cultura em geral, com as crianças e jovens que participam dos projetos do IEM, em Recife (PE)

SALA DA NOTÍCIA Doro Jr.
Realizar atividades voltadas para cidadania, cultura e diversidade, contribuindo para a formação de novas gerações mais engajadas socialmente. É o que o Instituto Etiene Medeiros (IEM), com sede em Recife (PE), tem trabalhado junto às crianças e jovens que integram os seus projetos. O Instituto, fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros,  busca proporcionar desenvolvimento integral aos alunos, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero.

Para isso, o IEM reúne seus alunos em diversas ações voltadas para a consciência social. Seja falando de povos indígenas, de mulheres negras, da comunidade LGBTQIA+, seja promovendo momentos de cultura, indo além do esporte em si.

"O IEM quer atuar como ponte para formação de novas gerações mais engajadas socialmente a partir destas atividades culturais, de cidadania e de diversidade", destaca Etiene Medeiros.

Uma dessas ações sociais foi desenvolvida com o tema do Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado na quarta-feira, 28 de junho. Os alunos da professora Dayse Rodrigues fizeram uma atividade falando sobre as origens da data e sobre conceitos como patriarcado, machismo, expressões homofóbicas, gravando um vídeo publicado no Instagram do IEM.

Atividades marcaram, também, o Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril, quando um representante Xucuru apresentou símbolos de sua cultura para os alunos.

Já no dia 22 deste mês, uma atividade extraclasse movimentou os alunos: um passeio pelo bairro do Recife, conhecendo pontos turísticos da cidade, como o Marco Zero, rua Bom Jesus e o Paço do Frevo, além de entenderem mais sobre a cultura do estado.

Em maio, destaque para uma roda de conversa sobre a representatividade da mulher negra no âmbito da tecnologia, com Patrícia Ramos - gerente sênior de projetos em tecnologia na Cesar School.

Assim, paralelamente às aulas de natação, há todo um trabalho de desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares.

O IEM reúne um total de 160 alunos, em dois projetos: o Natação com Rendimento e o Braçadas que Transformam. O Instituto une educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, de terça-feira a sexta-feira, e todas são gratuitas.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Sobre o IEM - O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.