A São Judas, que integra o maior e mais moderno Ecossistema de Educação do país, participa como parceira do Festival Paralímpico Loterias Caixa que será realizado no próximo dia 20, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em Caieiras SP. O evento, que deve reunir mais de 800 participantes, promove a prática do esporte para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, com e sem deficiência. A São Judas é uma das apoiadoras do Festival.
Para a coordenadora dos cursos de Educação Física da São Judas, e ex-atleta da seleção brasileira de basquete, Aide Angelica de Oliveira “a experimentação dos esportes paralímpicos para crianças com algum tipo de deficiência é em primeiro lugar o momento de trabalhar a inclusão lúdica e prazerosa”, e acrescenta - “o esporte é uma porta de entrada para que o participante possa mostrar sua potencialidade perante ao esporte”.
A professora explica que o esporte descaracterizado das regras padrões funciona como ferramenta de inclusão e oportuniza a quebra do preconceito com pessoas com deficiência.
Um dos voluntários é o aluno Douglas do Santos Benedito, estudante de Educação Física da São Judas. “Esta é a minha segunda experiência como voluntário neste importante evento. No ano passado trabalhei no credenciamento, que proporciona ter contato com os participantes, pais e professores que auxiliam no evento. Gostei muito dessa experiência, pois pude ter uma visão ampla e contato com todos os setores do evento. Aprendi muita coisa com todos e tive a oportunidade de ensinar algumas coisas também”.
Rubens Thadeu de Oliveira Silva, participa pela primeira vez do Festival e conta um pouco sobre sua expectativa e preparo para o evento. “As expectativas para o Festival são as melhores possíveis. Recentemente fiz um estágio no núcleo de natação adaptada onde tive o primeiro contato profissional com pessoas com deficiência e estou amando a experiência. Quando soube do Festival Paralímpico não perdi tempo e corri para me voluntariar. Tenho certeza de que esta experiência será um pontapé muito interessante para minha carreira e formação”.
Serviço:
Centro Esportivo Municipal Carlos Ferracini
Local: Rua Portugal, 300 - Caieiras - SP
Data: 20/05 – Sábado, das 9h às 11h30
Sobre a São Judas
A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com 51 anos de tradição, é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 130 cursos, a Medicina da São Judas faz parte da Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país. A instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. A São Judas também contribui para democratização do Ensino Superior ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.