A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens está em Toulouse, na França, para disputar a sétima e última etapa da temporada 2022-23 do Circuito Mundial de Rugby Sevens, promovido pela World Rugby. Gerenciadas pela CBRu (Confederação Brasileira de Rugby), as Yaras disputam a primeira divisão mundial, que reúne as 11 melhores seleções do planeta. Sem rebaixamento nesta temporada, as brasileiras encaram o desafio pensando na evolução do time que disputará o Pré-Olímpico em junho e os Jogos Pan-Americanos em novembro.
“Nossa chave é pesada, com França, Austrália e Irlanda. Vamos ao torneio com um time jovem. A preparação foi superintensa e estamos preparadas para competir forte lá em Toulouse com o objetivo de seguirmos evoluindo como grupo”, comentou Rafa Zanellato, atleta das Yaras. As 12 equipes foram divididas em três grupos com quatro times cada, sendo que avançam às quartas de final as duas primeiras colocadas de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas.
A Austrália é a atual vice-líder da temporada, ao passo que a França está no quarto lugar geral, com ambas já classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A Irlanda, ocupa o quinto lugar, última colocação que garante vaga em Paris. O Brasil está em 11º lugar geral e sabe que uma vitória sobre essas potências significaria um desfecho muito positivo para a campanha.
Para o torneio, o treinador Will Broderick efetuou apenas 3 trocas no elenco em comparação com a etapa passada, jogada no começo de abril, em Hong Kong. Thalita e Camilla Ísis retornam ao grupo e Yasmim, do Melina (MT), campeão brasileiro, é a novidade debutando no Circuito. Thalia, irmã gêmea de Thalita e artilheira brasileira na temporada, é ausência, assim como ass experientes Aline e Gisele.
Entre os destaques brasileiros estão a capitã Marina “Tchoba” Fioravanti, 4ª melhor jogadora em tackles na temporada, com 79 e Rafa Zanellato, que também está no Top 15 do mundo em tackles, com 58, e no Top 15 em corridas com a bola, 103.
Toulouse é considerada a capital do rugby na França. Com cerca de 20 mil lugares, o estádio Ernst-Wallon, onde o torneio de rugby sevens será jogado, é a casa do Stade Toulousain (conhecido simplesmente como Toulouse), o clube com mais títulos do Campeonato Francês (Top 14) e da Copa Europeia (Champions Cup) na história.
Torneio de Toulouse – 7ª etapa feminina do Circuito Mundial de Rugby Sevens
Grupo A: Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Polônia
Grupo B: Austrália, França, Irlanda e Brasil
Grupo C: Grã-Bretanha, Fiji, Japão e Espanha
*Horários de Brasília
Sexta-feira, 12 de maio
06h50 – Austrália x Brasil
14h37 – França x Brasil
Sábado, 13 de maio
05h43 – Irlanda x Brasil
09h42 às 10h26 – Semifinais de 9º lugar
10h26 às 15h00 – Quartas de final
Domingo, 14 de maio
04h00 às 04h44 – Semifinais de 5º lugar
04h44 às 05h28 – Semifinais de 1º lugar
05h28 – 11º lugar
05h50 – 9º lugar
09h25 – 7º lugar
09h47 – 5º lugar
11h37 – 3º lugar
12h26 – FINAL
Classificação geral
1º Nova Zelândia, 118 pontos
2º Austrália, 102 pontos
3º Estados Unidos, 90 pontos
4º França, 64 pontos
5º Irlanda, 64 pontos
6º Fiji, 62 pontos
7º Grã-Bretanha, 60 pontos
8º Canadá, 36 pontos
9º Japão, 28 pontos
10º Espanha, 24 pontos
11º Brasil, 15 pontos
Confira mais informações da partida
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)
A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Tim, CVC Capital Partners, Cultura Inglesa, Suzano, Grupo Volvo do Brasil, Estácio, Vale, Deloitte, Crown Embalagens, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jacobs Douwe Egberts (JDE), Alupar Taesa e Pinheiro Neto Advogados. Também são fornecedores e apoiadores do Rugby brasileiro: Gerdau, Bradesco, Comgás, Klabin, Banco Safra, Lhoist, Gilbert, Probiótica e Universal Assistance.
A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa do Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, Irko Hirashima, CSN, e Universal Assistance. www.brasilrugby.