O Super Rugby Américas chegou à sua 11ª rodada neste fim de semana, faltando apenas 3 para o encerramento da primeira fase e a definição dos confrontos das semifinais. Neste sábado (06), o sexto colocado Cobras Brasil XV, gerenciado pela CBRu (Confederação Brasileira de Rugby), apoiado por Superbid Exchange, Irko Hirashima e Universal Assistance, viajou ao Chile para encarar o quinto colocado Selknam, atual vice-campeão da competição, e foi superado por 33 a 17. Os chilenos optaram por tirar o jogo da capital Santiago e levá-lo ao interior do país, a Curicó, onde as dificuldades do terreno e o deslocamento brasileiro favoreceram o time da casa.
Os chilenos largaram melhores, abrindo rapidamente 14 a 3, graças aos tries de Clemente Saavedra, em maul, e Joaquín Milesi, em pick and go, respondidos por penal chutado por “Zé” Tranquez. A eficiência chilena era clara, com o Selknam aproveitando para pontuar nas oportunidades, enquanto os Cobras conseguiam ter mais posse de bola. O time brasileiro, no entanto, foi premiado aos 31′ com Endy cravando o primeiro try em bela saída de maul. Entretanto, antes do intervalo, o Selknam fez seu terceiro try, novamente em maul, agora com um penal try sendo assinado para levar o jogo à pausa em 21 a 10.
O segundo tempo começou ruim para os Cobras, com amarelo a Gelado e try novamente em maul com Escobar. Porém, os Cobras voltaram a apresentar um bom volume de jogo e Endy fez seu segundo try mergulhando após bola solta do ruck. O try deu esperanças aos brasileiros, mas o novo amarelo, agora para o próprio Endy, deixou os Cobras em desvantagem e os chilenos conseguiram o try final com Lastra, novamente na potência dos avançados do Selknam.
“Os amarelos foram duros para nosso time e o Selknam aproveitou suas oportunidades, sabendo manter a pressão ao longo dos 80 minutos”, comentou Josh Reeves, treinador dos Cobras. “Na verdade, a questão da disciplina não foi ruim neste jogo do nosso lado e não perdemos por indisciplina. Foram outros detalhes”, ressalvou o treinador neozelandês do time brasileiro. “Necessitamos aproveitar mais o momento que nossos avançados vão adiante e criam espaço e nossa linha não aproveitou alguns momentos que teve desta vez”, complementou.
O líder do Super Rugby Américas é o Peñarol, do Uruguai, que agora foi igualado em pontos pelo Dogos XV, da Argentina. O time de Córdoba venceu na sexta o clássico argentino contra o terceiro colocado Pampas por 34 a 29.
O próximo jogo dos Cobras será no dia 13 de maio, às 13h, contra o Peñarol, no estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes. O credenciamento para a partida pode ser realizado através deste link - https://brasilrugby.com.br/
Confira mais informações e highlights da partida
Confira abaixo a tabela do Super Rugby Americas
1º Peñarol Rugby-URU – 40 pontos
2º Dogos XV-ARG – 40 pontos
3º Pampas-ARG – 29 pontos
4º Yacaré XV-PAR – 19 pontos
5º Selknam-CHI – 18 pontos
6º Cobras Brasil XV – 11 pontos
7º Ameircan Raptots - EUA – 8 pontos
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)
A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Tim, CVC Capital Partners, Cultura Inglesa, Suzano, Grupo Volvo do Brasil, Estácio, Vale, Deloitte, Crown Embalagens, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jacobs Douwe Egberts (JDE), Alupar Taesa e Pinheiro Neto Advogados. Também são fornecedores e apoiadores do Rugby brasileiro: Gerdau, Bradesco, Comgás, Klabin, Banco Safra, Lhoist, Gilbert, Probiótica e Universal Assistance.
A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa do Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, Irko Hirashima, CSN, e Universal Assistance. www.brasilrugby.