07/10/2022 às 11h48min - Atualizada em 08/10/2022 às 00h00min

Futsal é Top 5 entre as modalidades mais praticadas no Brasil e lidera nas escolas

Facilidade para "jogar bola" em espaços reduzidos garante a popularidade da modalidade entre os estudantes nas aulas de educação física e competições escolares. Futsal reúne 299 crianças e jovens na Liga Esportiva NESCAU neste final de semana

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O futsal está entre os cinco esportes mais praticados entre os brasileiros. Para muitos, inclusive, nasceu por aqui, na década de 1940, em São Paulo, quando frequentadores da Associação Cristã de Moços usavam a quadra de basquete para jogar o então chamado futebol de salão. O motivo, era a dificuldade em encontrar campos disponíveis na época. Porém, há outra versão, tida por outros como a mais provável, apontando também a Associação Cristã de Moços, mas de Montevidéu, no Uruguai, como ponto do nascimento da modalidade. Nesse caso, o professor Juan Carlos Ceriani, em 1934, seria o "pai da criança", que teria batizado como "Indoor-foot-ball".

Independentemente dessa polêmica entre Brasil e Paraguai quanto a paternidade do futsal, fato é que os brasileiros amam esse esporte, estimados em mais de 12 milhões de praticantes. Muitos craques dos gramados, de Ronaldinho Gaúcho a Neymar, ou iniciaram a vida esportiva nas quadras ou, no mínimo, praticaram as duas modalidades simultaneamente na infância. Não por acaso, a camisa verde e amarela é a que mais vezes visitou o lugar mais alto do pódio na Copa do Mundo de Futsal. A Seleção Brasileira venceu a primeira edição da competição, em 1989 e é, até hoje, o maior vencedor, com cinco títulos.

Um termômetro sobre a popularidade do futsal está nas escolas onde, segundo especialistas, é a modalidade mais popular entre os alunos. Entre os fatores estão a praticidade para "jogar bola" em espaços reduzidos. Um atestado dessa realidade está no volume das inscrições de um dos maiores campeonatos estudantis multiesportivos do Brasil. Na Liga Esportiva NESCAU, que chega a oitava edição em 2022 retornando ao formato presencial, entre 17 modalidades, o futsal receberá o maior número de participantes, com 299 atletas. O segundo colocado é o vôlei, com 244, seguido pelo basquete, com 134.

"Outro ponto relevante em relação a popularidade de modalidades como o futsal é crescente participação de meninas. Na Liga NESCAU 2022, embora os meninos ainda sejam maioria, com 211 atletas, temos a felicidade de ver 88 jogadoras inscritas. É esse tipo de inclusão que defendemos na nossa competição, que é pioneira ao dar a oportunidade para que pessoas com deficiência ocupem o mesmo espaço das modalidades convencionais", afirma Rodrigo Suzuki, Coordenador de Marketing de NESCAU.

Falcão estará no Esperia - A Liga Esportiva NESCAU será realizada neste final de semana no Clube Esperia, em São Paulo, e reunirá cerca de 4 mil crianças e jovens. O ídolo da modalidade, Falcão, acompanhará as competições na tarde deste sábado (8). Além do futsal, são mais 16 modalidades no total, sendo 10 convencionais (atletismo velocidade, atletismo arremesso, atletismo salto em distância, basquete, ginástica, handebol, natação, skate, tênis de mesa e vôlei) e seis adaptadas (atletismo velocidade, atletismo arremesso, atletismo salto em distância, natação, tênis de mesa e skate).

Desafios e Oficinas  - A Liga NESCAU 2022 conta, ainda, com 18 formatos de Oficinas e Desafios. As Oficinas trazem uma oportunidade para quem está disposto a experimentar novas práticas esportivas. Para isso, profissionais qualificados ensinarão, na prática, técnicas e regras das modalidades Skate; Parkour; Esgrima; Tabuleiros (xadrez e damas); Ioiô; Stacking; Circense (malabares); Capoeira; Minigolfe; Bambolê; Slackline e Cordas.

Os Desafios oferecem possibilidades para que crianças e jovens mostrem suas habilidades no esporte fora de uma competição esportiva. A ideia é que sejam um momento de descontração e de muito aprendizado em atividades como arremesso de 3 pontos, chute no alvo, dança, embaixadinhas, peteca, queimada e tênis de mesa com bexiga.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.