02/04/2018 às 14h40min - Atualizada em 02/04/2018 às 14h40min

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Síndrome de Asperger - Autismo-BR
Foto Reprodução

10 coisas que as pessoas que têm autismo gostariam que você soubesse

1. Eu sou autista, e gosto de ser chamado assim. Porque o meu autismo faz parte do que eu sou, ele influência como vejo e vivencio mundo. 
Pessoas com deficiência visual pedem para serem chamadas de Cegas, pessoas com deficiência auditiva, pedem para serem chamadas de Surdas. E nós autistas que temos a Deficiência do Autismo, pedimos para sermos chamados de Autistas. A sociedade precisa respeitar como cada movimento se identifica. E nós nos identificamos assim! Não achamos pejorativos nos denominar de autistas....

2. Ao conversar comigo Use vocabulário simples e fale diretamente comigo. Alguns de nós não conseguimos olhar nos olhos enquanto processamos o que é dito. certifique que estamos ouvindo, em muitas situações desconsidere a fuga do olhar.

3. Muitos de nós temos, ou vamos ter algum tipo de problema sensorial que torna algumas sensações ruins e desconfortáveis. E isso vai afetar nosso comportamento.

4. Devido a problemas sensoriais e a estímulos eu posso ter crises ou colapsos chamados de meltdowns, não é nada contra você nem significa que sou mal educado, ou louco. Apenas estou em momento ruim.

5. Na infância é possível que nosso entendimento seja literal. Mas quando estimulado podemos ir adquirindo um conhecimento melhor de figuras de linguagem. Mas para nos ajudar Evite indiretas, expressões de duplo sentido, ironia ou sarcasmo.

6. Tenho dificuldade de interromper atividades que eu goste. Ou na execução de Algumas . Para facilitar divida as atividades em etapas e sinaliza o período que vou ficar em cada uma e também quando estiver perto de mudar... Preciso da sua ajuda para fazer mudanças de atividades.

7. Muitas vezes eu desejo interagir e não sei como, em resultado ou me empolgo demais, ou me retraio demais. principalmente na infância, por não entender bem os jogos sociais. Me ajude com isso. Interaja comigo!

8. Calendários visuais e cronogramas de atividades me auxiliam muito e me norteiam. Estruture meu dia e minhas atividades da semana.

9. Posso ter dificuldades com leitura de expressões corporal minha e dos outros. Me ajude a identificar e nomeá-las.

10. Me veja como um humano, a neurodiversidade e diversidade faz parte do ser humano. Eu sei que sou diferente, não ria de mim, ria comigo ! 
Não me ignore ou menospreze. O diferente também merece respeito. Sou autista quero ser aceito e viver em comunidade!

Autoria : Síndrome de Asperger - Autismo-BR


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.