27/06/2022 às 09h30min - Atualizada em 29/06/2022 às 00h00min

Futebolando A e Jovens Talentos são os campeões da etapa de Sorocaba do Circuito Futebol Social

Foi a abertura da edição 2022 do evento, organizado pela ONG Futebol Social, na Arena Bola da Vez, no interior de São Paulo, neste fim de semana (25 e 26), conectando jovens e comunidades carentes

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Um fim de semana de muito futebol e várias atrações marcou o início da temporada 2022 do Circuito Futebol Social. Neste sábado (25) e domingo (26) foram definidos os campeões da primeira etapa, realizada na Arena Bola da Vez, em Sorocaba, no interior de São Paulo. No feminino, o título ficou com as meninas do Futebolando A, de Itapevi (SP). E, no masculino, comemoração do time do Jovens Talentos, de Sorocaba. Organizado pela ONG Futebol Social, o Projeto Futebol Social conecta jovens e comunidades carentes de todo o País. As competições são realizadas dentro das comunidades, tendo como objetivo engajar moradores e familiares, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade social um projeto de futuro.

O Futebolando A derrotou a equipe do Baby's, de Angatuba (SP), por 4 a 1, na final disputada no final da tarde do sábado para ficar com o primeiro lugar no feminino. O Futebolando B, também de Itapevi, terminou em terceiro na etapa, com o Café e Bola, de Sorocaba, em quarto. 

"Jogamos em uma parceria com o time feminino de São Roque. O Projeto Futebolando conta com mais de 150 meninos e meninas", afirmou o técnico campeão, Luciano Antonio Severino. Um dos destaques da equipe foi Daphne Vitória da Silva, 18 anos. "Jogo desde os 7 anos, mas fiquei um tempo parada. Aí fui morar em Mairinque e investi na carreira novamente. Voltei a jogar faz sete meses, fui atuando em Mairinque, que me indicou para outros times e hoje pude estar aqui no Futebol Social. Meu objetivo na vida é jogar futebol", garantiu a campeã, que concluiu o nível médio escolar.

Domínio de Sorocaba - Já no masculino, neste domingo, uma final entre dois times que jogaram em casa. O Jovens Talentos venceu outra equipe de Sorocaba, o São Raimundo, por 3 a 2, para conquistar o título. Em terceiro, o Futeducando, de Mairinque (SP), seguido do Bola da Vez, também de Sorocaba. 

"Primeira vez nesta competição, mas nosso projeto também treina em um campo reduzido, embora não seja de grama sintética. O time foi muito bem e todos estão de parabéns, organização e arbitragem. Estamos muito felizes pelo título", resumiu o técnico campeão Edinei Uguetto. 

Diferentes atrações na etapa - A etapa de Sorocaba contou com um total de 20 equipes – quatro no feminino e 16 no masculino, com jogos realizados na Arena Bola da Vez, no Jardim Ipanema. Paralelamente às disputas, uma programação com diferentes atrações. Uma delas foi o Footbaby, jogo com a criançada de 3 a 6 anos, das famílias que participam do Arena Bola da Vez.

Oficinas e exercícios propostos pelo Projeto Rexona Quebrando Barreiras, apoiador do Futebol Social, que busca aumentar a prática de atividade física entre os jovens, foi outro destaque, assim como a Clínica de Freestyle, para meninos e meninas, comandada pelo chileno Seba Acevedo, ex-jogador e sócio da Gondwana, produtora de conteúdo que também está apoiando o Circuito. Na sala de cinema, outra atração na etapa, foi exibido o documentário "Gondwana A Bola Conecta".

O fundador do Futebol Social, Guilherme Araujo, considerou a abertura do Circuito muito positiva. "Sorocaba foi o indicativo do grande circuito que teremos pela frente. Em poucas semanas estaremos no Pará e não temos dúvidas que este clima e energia incríveis seguirão conosco ao longo do nosso giro pelo país," resumiu.

Etapa de Sorocaba
Masculino
Campeão- Jovens Talentos (Sorocaba)
Vice-campeão - São Raimundo (Sorocaba)
3°- Futeducando (Mairinque)
4°- Bola da Vez (Sorocaba)

Feminino
Campeã - Futebolando A (Itapevi)
Vice-campeão - Baby`s (Angatuba)
3º - Futebolando B (Itapevi)
4° Café e Bola (Sorocaba)

Oito etapas em cinco estados - A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília). O Circuito Futebol Social 2022 será disputado ao longo do ano em oito etapas em cinco estados e no Distrito Federal a partir desses 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens. E, em janeiro será realizada a etapa nacional, a Copa Futebol Social, em Mongaguá, na Baixada Santista, com a participação de representantes de todas as etapas do Circuito.

"Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" - Participam da Ong Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. "Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" é o lema da Ong.

Brasil, tricampeão mundial de Futebol Social - Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) e outros eventos internacionais. O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino, em 2010. A próxima edição da Homeless World Cup será em Nova Iorque, no próximo ano.

O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio do Nubank.

Calendário 2022

Circuito Futebol Social
Sorocaba/SP - Interior SP - 24, 25 e 26 de junho -
Ananindeua/PA - Grande Belém - 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE - Cariri Cearense - 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA - Grande São Luís - 9, 10 e 11 de setembro
Brasília/DF - Capital da República - 21, 22 e 23 de outubro
São Gonçalo/RJ - Grande Rio - 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP - Grande SP - 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 13, 14 e 15 de janeiro de 2023

Copa Futebol Social
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 20, 21 e 22 de janeiro de 2023

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio de Sul América, Nubank, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Projeto Rexona Quebrando Barreiras, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.