24/06/2022 às 10h04min - Atualizada em 26/06/2022 às 00h00min

Circuito Futebol Social 2022 começa em Sorocaba (SP) com jogos e diversas atrações no fim de semana

Programação na Arena Bola da Vez tem o Congresso Técnico na noite de sexta-feira (24). As chaves masculina e feminina reunirão 20 equipes e 160 jogadores. Footbaby, Clínica de Freestyle e cinema também movimentam os participantes

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O Futebol Social vem, ano a ano, conectando jovens e comunidades carentes de todo o País. E, neste fim de semana, mais uma vez, entrará em campo. A Ong Futebol Social dá início à temporada 2022 do Circuito Futebol Social, com a realização da primeira etapa em Sorocaba (SP). Até domingo (26), um total de 20 equipes – quatro no feminino e 16 no masculino – estarão em busca do título. Os jogos serão disputados na Arena Bola da Vez, no Jardim Ipanema.

O evento começa nesta sexta (24). Estão programados, entre 19h e 21h, o Congresso Técnico, uma apresentação do Futebol Social e do Projeto Quebrando Barreiras – um dos apoiadores do Projeto -, o sorteio dos jogos e o coquetel de abertura. No sábado e domingo, muita disputa nos jogos e, também, atividades paralelas, que prometem movimentar todos os que estiverem na arena.

O Footbaby é uma delas e abre a programação no sábado, às 8h, com uma partida entre crianças de 3 a 6 anos. Em seguida, às 9 horas, a Cerimônia de Abertura, com Desfile das Equipes. Já às 9h30, a atração será o Rexona Quebrando Barreiras, com oficinas promovendo Dinâmica e Aquecimento. Depois, às 10 horas, o início dos jogos.

Serão 30 partidas ao longo do sábado, que terá a final no feminino. No domingo, a partir das 9h, está marcada a fase decisiva no masculino, com a final às 12h, seguida da Cerimônia de Encerramento. Entre as mulheres, o sistema de disputa é de rodízio simples, com as equipes jogando todas contra todas. E entre os homens serão formados quatro grupos, classificando os dois primeiros times de cada um para a eliminatória simples na fase final.

No feminino estarão participando Bola da Vez (Sorocaba), Baby's (Angatuba), Café e Bola (Sorocaba) e Futebolando (Itapevi). No masculino jogam Bola da Vez A (Sorocaba), Bola da Vez B (Sorocaba), Mãos que Ajudam (Laranjal Paulista), Jutuba (Capela do Alto), Futebolando (Itapevi), Café e Bola (Sorocaba), Futeducando (Mairinque), Instituto Gold (Sorocaba), Craques do Futuro (Sorocaba), Estrelas do Amanhã (Sorocaba), Fut Jr (Dona Catarina/Mairinque), Bom de Bola (Sorocaba), Associação Criança Espettacular (Sorocaba), Instituto Sou do Bem (São Roque), São Raimundo VR (Sorocaba) e mais uma equipe a definir.

Freestyle e cinema são destaques na programação – No fim de semana, o Freestyle será destaque, com uma clínica para as meninas no sábado e uma para os meninos no domingo. O Freestyle terá o comando do chileno Seba Acevedo, ex-jogador e sócio da Gondwana, produtora de conteúdo que está apoiando o Circuito. O projeto Gondwana Futebol & Cultura usa o poder universal do futebol para produzir conteúdos, contar histórias e empoderar comunidades da América Latina e África.  

A etapa de Sorocaba terá mais uma atração extra: uma sala de cinema para 50 pessoas, com vídeos do Futebol Social dos anos anteriores e um curta-metragem produzido pela Gondwana, com 23 minutos. O documentário se chama "Gondwana A Bola Conecta", com imagens sobre a influência africana na Bahia (Barra, Candeal, Pelourinho, Rio Vermelho e Ribeira) e Pernambuco (Lagoa do Carro, Recife e Olinda).

É o futebol de rua, transformado em evento profissional, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade social um projeto de futuro. As competições são realizadas dentro das comunidades, tendo como objetivo engajar moradores e familiares.

"Vamos dar início à temporada, que promete muita disputa ao longo dos meses, sendo que os melhores jogadores e jogadoras serão selecionados para participar da Copa Futebol Social, em janeiro de 2023, em Mongaguá", afirma Guilherme Araújo, fundador da Ong Futebol Social.

Oito etapas em cinco estados - A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília). O Circuito Futebol Social 2022 será disputado ao longo do ano em oito etapas em cinco estados e no Distrito Federal a partir desses 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens. E, em janeiro será realizada a etapa nacional, a Copa Futebol Social, em Mongaguá, na Baixada Santista, com a participação de representantes de todas as etapas do Circuito.

"Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" - Participam da Ong Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. "Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" é o lema da Ong.

Brasil, tricampeão mundial de Futebol Social - Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) e outros eventos internacionais. O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino, em 2010. A próxima edição da Homeless World Cup será em Nova Iorque, no próximo ano.

O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio do Nubank.

Etapa Sorocaba – Circuito Futebol Social
Data: Sexta-feira (24), 19h; sábado (25), 8h; e domingo (26), 9h.
Local: Arena Bola da Vez - rua Cenira Landulpho Sanson, 405 - Jardim Ipanema -  Sorocaba (SP)

Calendário 2022

Circuito Futebol Social
Sorocaba/SP - Interior SP - 24, 25 e 26 de junho - Arena Bola da Vez (Jardim Ipanema)
Ananindeua/PA - Grande Belém - 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE - Cariri Cearense - 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA - Grande São Luís - 9, 10 e 11 de setembro
Brasília/DF - Capital da República - 21, 22 e 23 de outubro
São Gonçalo/RJ - Grande Rio - 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP - Grande SP - 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 13, 14 e 15 de janeiro de 2023

Copa Futebol Social
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 20, 21 e 22 de janeiro de 2023

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio de Sul América, Nubank, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Projeto Rexona Quebrando Barreiras, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.