24/06/2022 às 10h17min - Atualizada em 26/06/2022 às 00h00min

Shimano Fest cresce para receber mais público e parceiros em 2022

No retorno ao formato presencial, maior festival de bike da América Latina contará com 240 marcas e espera receber mais de 50 mil pessoas, aumento de 10% e 20% em relação a 2019, respectivamente

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Faltam menos de dois meses para a abertura do Shimano Fest 2022. E o maior festival de bicicleta da América Latina tem 97% dos espaços para expositores reservados. Quando chegar a 100%, marca que deve ser atingida nos próximos dias, registrará um aumento de 10% em relação ao último evento presencial, em 2019. Serão 240 marcas contra as 220 registradas há três anos, antes da pandemia forçar a realização de uma edição on-line, em 2021.

O Shimano Fest 2022 será entre os dias 18 e 21 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e a expectativa da organização é receber cerca de 50 mil pessoas na capital paulista – em 2019 foram 42.5 mil –, crescimento de quase 20% em relação a edição presencial anterior. Para acomodar um público maior e o aumento no volume de marcas e parceiros comerciais, o evento passou por reformulação estrutural e ganhou uma área de exposição das empresas 60% maior que há três anos, passando de 2.293 m2 para 3.700m2.

"Tradicionalmente, o Shimano Fest sempre movimentou o mercado e reuniu as marcas do segmento. Com essa retomada presencial, nos preparamos e trabalhamos para receber tanto os players tradicionais como novas empresas, muitas deles em franco desenvolvimento com o despertar do interesse pela bicicleta após o período de isolamento gerado pela pandemia. É possível perceber uma euforia geral em torno do nosso festival e os números refletem essa realidade", afirma Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America.

Giancarlo Clini, CEO da Scott, confirma que a expectativa para o Shimano Fest é grande após três anos sem um grande evento presencial. "Acreditamos que, justamente por conta desse período de afastamento, o mercado deve comparecer em peso ao evento. Nós, da Scott, além dos produtos da linha, vamos expor uma Spark utilizada pelo Nino Schurter, juntamente com o uniforme que ele usou quando venceu a etapa da Copa do Mundo de Petrópolis, em abril", afirma o empresário, referindo-se ao suíço, nove vezes campeão mundial e considerado o maior ciclista de mountain bike da história.

Flay cresceu na pandemia - Alexandre Bortoloci, do Desenvolvimento de Produtos da Flay, é um estreante no evento. "Nossa expectativa é muito grande. Somos uma empresa nova, que teve início praticamente no meio da pandemia e, agora que estamos estruturados, precisamos mostrar para o mercado o que fazemos e que estamos prontos para atender grande parte do mercado nacional. Por isso o Shimano Fest foi escolhido para ser nosso grande passo para nos mostrar ao mercado da bicicleta. É nossa primeira vez e acreditamos que será um ótimo evento", afirma ele, que completa. "Acreditamos que vamos entrar em grande parte do mercado de montadores, distribuidores, atacadistas e lojas especializadas. Como temos produtos para todos estes segmentos, o Shimano Fest é o ponto de encontro nacional do segmento. Tem também muitos consumidores e será de grande importância também para apresentar nossa marca".

A Flay iniciou seu trabalho com a fabricação de aros em 2019, um ano desafiador. "Devido a grande demanda na pandemia, tivemos um ótimo desenvolvimento devido ao volume de vendas, mas também tivemos muitas dificuldades por falta de matéria prima e o grande aumento de preço. Mesmo assim, conseguimos investir em novos equipamentos, contratamos mão de obra especializada para criar nossa linha de rodas e quadros", relata.

O crescimento de 2022 acompanha uma curva ascendente e que não sofreu abalos com a pandemia. Comparando os números do Shimano Fest entre 2018 e 2019, é possível mensurar a parte mais recente desse desenvolvimento. O número de visitantes subiu 30%, passando de 32.5 para 42.5, enquanto a participação das marcas aumentou 16%, de 190 para 220. Já o maior salto registrado foi o de volume de negócios, com incremento de 169%, partindo de 13 milhões de reais para 35 milhões. Outro ponto importante foi a doação de 5 toneladas de alimentos (aumento de 10% em relação ao ano anterior).

A organização do Shimano Fest 2022 segue trabalhando para fazer do festival um marco na retomada dos eventos presenciais. Por isso, conta com oportunidades diversificadas para patrocinadores e parceiros, que podem ser consultadas pelo e-mail [email protected].

Short Track abre inscrições – Além do business e novidades na Expo, com bikes e acessórios, o Shimano Fest 2022 contará com várias arenas, como a Radical, Diversidade, Kids, Pesca e auditório Protect our Playground, e atividades como shows e competição como a tradicional prova de MTB Short Track do Memorial, que já abriu inscrições. O sábado (20) será reservado para as categorias amadoras feminina e masculina. No domingo (20), o público verá, de perto, os principais atletas de MTB do Brasil competindo dentro do Memorial na Barra Funda. Os bikers interessados em participar devem fazer a inscrição no site do organizador da prova, Márcio Ravelli, www.gpravelli.com (vá na aba GP Ravelli).

Pedalando por um futuro melhor - Preservação ambiental e apoio aos novos ciclistas são os temas centrais da edição 2022 do Shimano Fest. Além de promover a conscientização para a necessidade da melhor utilização da energia e recursos naturais, redução na emissão de poluentes e reutilização de resíduos, o evento vai além. Convidou Mariana Mennato, fundadora do Projeto Seu Lixo Meu, para ministrar palestras sobre o tema, além de consultoria para empresas do setor sobre conscientização ambiental.

Para a nova comunidade de ciclistas que surgiu nesses dois anos de restrições durante a pandemia, o Shimano Fest vai oferecer todo um ambiente voltado para o objetivo de transformar essa paixão pelo pedal em amor eterno. Por meio de informação, atividades e produtos, o evento ajudará os novos ciclistas a melhorar sua experiência tanto em relação à locomoção urbana quanto aos momentos de lazer e esporte sobre duas rodas.

SERVIÇO:
Shimano Fest 2022
18 a 21 de agosto - Memorial da América Latina

Dias 18 e 19 - Exclusivos para profissionais do mercado.
Necessário cadastro antecipado e ser um profissional atuante no segmento de bicicleta: https://tinyurl.com/mszc5xpx
Dias 20 e 21 - Entrada gratuita e aberta ao público.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.