20/06/2022 às 15h36min - Atualizada em 22/06/2022 às 00h00min

Sand Series Decathlon reúne mais de 10 mil pessoas no Beach Tennis em Brasília (DF)

Foram cinco dias de disputas, com os melhores jogadores do ranking, no maior torneio oficial do mundo da modalidade. No final, balanço muito positivo e elogios de quem competiu e de quem acompanhou os jogos no espaço de 10.000 m² montado na área externa da Arena BRB Mané Garrincha

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

O maior torneio oficial de Beach Tennis do mundo terminou neste domingo (19) em Brasília (DF). Com um balanço muito positivo e números que mostram a força da modalidade no Brasil e no mundo. O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22 foi destaque no feriado prolongado de Corpus Christi na capital do País. Nos cinco dias de evento, na área externa da Arena BRB Mané Garrincha, 10.500 pessoas estiveram acompanhando os jogos, lotando as quadras, que reuniram os melhores jogadores do ranking mundial, no feminino, no masculino e em duplas mistas. Dezessete países estiveram representados na competição, que entre profissionais e amadores – de diversos estados brasileiros - contou com um total de 584 atletas.

O Brasil é, hoje, o centro mundial do Beach Tennis. E a  edição deste ano – a segunda do evento em Brasília – só confirmou ainda mais isso. A arena, com 10.000 m² e 11 quadras foi elogiada por todos, assim como a organização. Nela foram utilizadas 864 bolas de beach tennis, 2.500 litros de água mineral, 1.000 litros de isotônico, 120 mil litros de água bruta para banheiros e quadras. Mais de 10 mil quilos de lixo coletado e reciclado. E 650 m³ de areia usados nas quadras, para levar a praia até o Planalto. Uma equipe de 48 pessoas esteve diretamente envolvida na competição, além de mais 150 colaboradores de forma indireta.

Campanha de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos – O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22 fez uma campanha para arrecadar produtos eletroeletrônicos fora de uso. O resultado foi a arrecadação de 523 kg de resíduos e material enviados para reciclagem e reaproveitamento correto dos componentes. A empresa Zero Impacto emitiu um certificado confirmando essa destinação. 

"Foram cinco dias de muita disputa, com jogos de alto nível, e um evento que proporcionou grandes momentos junto ao Beach Tennis, tanto para os jogadores, como para o público, que pode acompanhar as partidas em um espaço com toda a estrutura, proporcionando um local de lazer no feriado de Corpus Christi. Estamos muito felizes com os resultados, com o atual momento que o Beach Tennis vive em nosso País", destacou Bruno Ferreira, diretor do torneio.

Os campeões, com dupla comemoração espanhola - O espanhol Antonio Miguel Gomes Viera, líder do ranking mundial, confirmou seu favoritismo e saiu de Brasília com dois títulos. Nas Duplas Masculinas, foi campeão ao lado do italiano Michele Cappelletti - parceiro técnico da Decathlon -, que com o resultado subiu de quarto para número 2 do mundo. Nas Duplas Mistas, Antonio comemorou com a também italiana Flaminia Daina - sétima do mundo. Nas Duplas Femininas, o título ficou com as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile, números 6 e 3 do ranking.

Entre os brasileiros, destaque para André Baran (7º), vice-campeão nas Duplas Masculinas com o russo Nikita Burmakin (3º). E Vini Font (13º), que disputou a final das Duplas Mistas, com a alemã Maraike Bilgmaier (10ª). Nas Duplas Femininas, Rafa Miiller (4ª), jogando com a venezuelana Patty Diaz (5ª) – parceiras técnicas da Decathlon -  e a dupla Vitória Marchezini e Marcela Vita (oitavas) – campeãs do ano passado - chegaram às semifinais.

"É muito bom jogar no Brasil, uma satisfação enorme, com toda essa festa da torcida, em torneios muito bem organizados", afirmou a campeã Sofia Cimatti. "Só tenho a agradecer pelo brilhante trabalho que está sendo feito no Brasil pelo esporte. Torneio incrível, com uma estrutura maravilhosa", comentou o campeão Antonio Miguel.

Maior pontuação e maior premiação da temporada - Mais do que um torneio, ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22 foi planejado para ser uma plataforma de experiências, com atendimento personalizado e áreas para o público como Praça de Alimentação com diversas opções, muro de escalada, miniquadra de Beach Tennis, ações de ativações com diversos brindes, Boulevard com grandes marcas e apresentações musicais. E quem esteve na arena pode conferir de perto tudo isso. O torneio, o principal da temporada, distribuiu a maior pontuação e a maior premiação de 2022 - 55 mil dólares.

Clínicas movimentam o evento – Na abertura do evento, na quarta-feira (15), uma clínica reuniu crianças da escola pública Classe 43, da Ceilândia P. Sul, ministrada pela Calango Beach Tennis. Elas puderam conhecer de perto a modalidade, assim como todo o espaço em que foi realizado o torneio. Foi dada uma explicação sobre o esporte e, depois, participaram de atividades na quadra, terminando a ação com um lanche.

Já no dia de encerramento do torneio, na manhã de domingo, o brasileiro Vini Font comandou uma clínica com 20 clientes do Banco BRB.

Crescimento do Beach Tennis - O Beach Tennis é o esporte que mais cresce no planeta.  E das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, o Brasil soma 800 mil. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao redor do planeta aponta para um crescimento de mais de 2.000% do Beach Tennis desde 2008. Crescimento em que o Brasil aparece com destaque. Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no País. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, 6 serão no Brasil. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares e o País vai distribuir metade deste valor, 380 mil dólares, sendo 55 mil dólares no torneio do Distrito Federal.

Uma das principais novidades para este ano do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22 foi a parceria do torneio com a Decathlon, maior loja de artigos esportivos no mundo, que chegou ao evento com a marca própria Sandever, especializada em Beach Tennis.  A empresa marcou presença na competição desde a bola oficial até as raquetes e redes. Todos os produtos foram desenvolvidos por praticantes e em parceria com atletas internacionais para garantir a melhor qualidade técnica e prazer na prática do esporte.

Números do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22
- 10.000 m² de estrutura
- 11 quadras
- 2.000 lugares na quadra principal
- 864 bolas de beach tennis
- 2.500 litros de água mineral
- 1.000 litros de isotônico
- 120 mil litros de água bruta para banheiros e quadras
- Mais de 10 mil quilos de lixo coletado e reciclado
- 650 m³ de areia usados nas quadras
- 523 kg de resíduos e material enviados para reciclagem/reaproveitamento correto dos componentes
- Equipe direta no evento de 48 pessoas 
- Equipe indireta de mais de 150 pessoas

O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic'22 foi apresentado pelo Banco BRB, com patrocínio máster da Decatlhon e apoio máster da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento teve o patrocínio da Alto Giro e da Coca-Cola Sem Açúcar, contando também com o apoio do SESC, do Grupo Lig, da Reitec Fibra, da Granado, da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, da Administração do Plano Piloto e do Hospital Brasília que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

Um evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização do Instituto Pró Brasil e promoção da Zenith Marketing.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.