17/06/2022 às 17h47min - Atualizada em 21/06/2022 às 00h00min

Casa Museu Ema Klabin apresenta Concertos Imperiais

Ao som do cravo e clarinete, concerto resgata o imaginário sonoro do período imperial  

SALA DA NOTÍCIA Cristina Aguilera
https://emaklabin.org.br/
Casa Museu Ema Klabin Foto Henrique Luz
No ano do bicentenário da independência do Brasil, a série Tardes Musicais da Casa Museu Ema Klabin apresenta a iniciativa Concertos Imperiais - Música na Corte Brasileira com o  duo Maria José Carrasqueira (cravo) e Sergio Burgani (clarinete). O espetáculo acontece no sábado, dia 18 de junho, no novo horário da programação, às 17h, com 60 lugares presenciais e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Museu:  https://www.youtube.com/watch?v=kN7JnzMHQVs

O duo apresenta o repertório musical tocado na corte brasileira, a partir do acervo da Imperatriz Leopoldina, resgatando o imaginário sonoro do período. As obras fazem parte da chamada “Coleção Thereza Christina Maria”, que se encontra atualmente na Biblioteca Nacional. No repertório, obras de Eberl, Haydn, Vanhal, entre outros.
 
Instrumentos
Os instrumentos utilizados na apresentação foram construídos como se fossem da época para buscar sonoridade similar. O cravo de 2 manuais, utilizado por Maria José Carrasqueira, foi feito por Abel Vargas (São Paulo,1987), segundo Pascal Taskin (1723-1793), um dos melhores mestres do gênero em Paris. O Clarinete “clássico” de 7 chaves, em Sí Bemol, utilizado por Sergio Burgani foi construído em madeira de Buxo europeu e chaves de latão, feito por Ricardo Vitorelli, Luthier de Ghent, Bélgica, a partir de dois instrumentos históricos: Grenser e Baumann.
O espetáculo conta com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin: casa e museu”.

Palestra: Anna Maria Kieffer
A programação de junho da Casa Museu Ema Klabin conta com outras ações musicais. No dia 30 de junho, às 19h, a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer ministra a palestra Música à Mesa - Práticas musicais em refeições festivas. O encontro, via zoom, aborda aspectos das músicas executadas durante e após as refeições do mundo greco-romano até a Era vitoriana. A palestra será ilustrada por imagens e exemplos musicais buscando representar o papel da sociabilidade musical por meio de uma viagem histórica no tempo. Com 25 CDs, CDs-livros e DVDs gravados, Anna Maria Kieffer dedica-se à pesquisa e à divulgação da música histórica do Brasil e da música vocal contemporânea. A iniciativa faz parte da Programação paralela à exposição Faca, colher & garfo: uma história. Inscrições estarão abertas no site.

Exposição
A Casa Museu Ema Klabin promove até o dia 31 de julho a exposição Faca, colher & garfo: uma história, que busca traçar um breve relato da curiosa história dos talheres, com curadoria de Paulo de Freitas Costa.
A exposição Faca, colher & garfo: uma história – uma das raras exposições dedicadas inteiramente aos talheres no mundo – e a programação a ela associada contam com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin: casa e museu”, e com apoio da empresa de iluminação lumini.
 
Serviço:
Concertos Imperiais - Música na Corte Brasileira
18 de junho, sábado, às 17h
60 lugares presenciais por ordem de chegada e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Museu:  https://www.youtube.com/watch?v=kN7JnzMHQVs

Exposição: Faca, colher & garfo: uma história
Até 31 de julho
Visitas: quarta a sexta-feira em grupos de até cinco pessoas acompanhado por educador. Finais de semana e feriados, visitas livres em grupos de até 20 pessoas, sempre em quatro horários: 11h, 14h, 15h15 e 16h30.
Não é necessário agendamento prévio.
Gratuito*
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP
Acesse nossas redes sociais:
Instagram: @emaklabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?original
Subdomain=br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.